segunda-feira, 28 de abril de 2008

Começa o 12º Cine PE - Festival do Audiovisual de PE


A partir desta segunda-feira (28/4) até o dia 4 de maio, ocorre a 12ª edição do CINE PE - Festival do Audiovisual de Pernambuco. O Teatro Guararapes, em Olinda, será o palco das exibições presentes no festival, considerado um dos que possui o maior público de todo o Brasil - cada sessão tem em média 3,5 mil pessoas.

Além das mostras competitivas, o evento promove atividades como oficinas técnicas, seminários, lançamentos de livros, exposição, mostra infantil de cinema brasileiro, mostra em bairros populares e mostra de cinema latino.

Ao longo desses 12 anos, mais de 200 mil pessoas prestigiaram as sessões do evento, sendo que quase 1.500 projetos foram exibidos. Esta edição terá como homenageados o produtor Luiz Carlos Barreto (O Homem que Desafiou o
Diabo), o ator e diretor Nelson Xavier (Narradores de Javé) e a atriz Lucélia Santos (O Sonho Não Acabou). Eles receberão o prêmio Calunga de Ouro no dia 4 de maio, durante a cerimônia de encerramento.

Devido ao grande número de trabalhos pernambucanos inscritos (31 curtas em vídeo, 17 em 35 mm e 11 longas-metragens), a direção do festival promove também a Mostra Pernambuco, com as produções locais, que estarão sujeitas a uma premiação especial, além da tradicional exibição dos curtas em competição.

Oito longas-metragens disputam os principais prêmios do festival, que recebeu inscrição de 77. Simples Mortais e Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife abrem a programação nesta segunda-feira (28/4). Os longas selecionados são:

- Bodas de Papel (SP), de André Sturm

- Brizola: Tempos de Luta (RS), de Tabajara Ruas
- Guia Prático, Histórico e Sentimental da Cidade do Recife (PE), de Leo Falcão
- Nossa Vida Não Cabe Num Opala (SP), de Reinaldo Pinheiro
- O Retorno (SP), de Rodolfo Nanni
- Olhar de um Cineasta (SC), de César Cavalcanti
- Ouro Negro (RJ), de Isa Albuquerque
- Simples Mortais (DF), de Mauro Giuntini

Confira a programação em: www.cine-pe.com.br

fonte: cineclik