quarta-feira, 30 de abril de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (30/04)

Condor (2007)
"Condor" foi o nome dado à cooperação entre governos militares sul-americanos que culminou com o seqüestro e assassinato de milhares de pessoas e no exílio de muitas outras. Este filme é uma análise humana e contemporânea desses eventos. Ele conta uma história de terrorismo de estado, mas acima de tudo conta histórias de pessoas e a procura pela verdade e pela justiça. Entre os entrevistados estão o general Manoel Contreras (braço direito de Pinochet), Pinochet Jr., Jarbas Passarinho e Hebe de Bonafini (Madre de Mayo), assim como outros militares, vítimas, ativistas políticos, crianças que haviam desaparecido e seus parentes.

Desonra (2005)
"Desonra", filme do diretor e roteirista Masahiro Kobayashi, traz um olhar crítico sobre alguns preconceitos da sociedade japonesa. O filme, foi exibido na 29ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2005, com o título "Humilhação". Com base em relatos reais, o filme mostra como foi a recepção dos reféns japoneses seqüestrados por rebeldes iraquianos em 2004, quando finalmente voltaram ao seu país. Não apenas foram sistematicamente hostilizados em suas comunidades, como também viram seus familiares tornarem-se alvos de discriminação por parte de uma sociedade em que as tradições pesam fortemente. Para ilustrar essa dramática situação, Kobayashi conta a história da personagem Yuko (Fusako Urabe), que recebe toda a sorte de insultos desde o início da história. A moça é agredida verbalmente, por vezes até fisicamente, por seus antigos amigos e namorado, pelos colegas de trabalho -- do qual ela acaba demitida -- e por desconhecidos na rua. Mesmo em sua casa, o tormento não tem fim. Sua mãe (Nenê Otsuka) não a defende, permanecendo omissa. O pai (Ryuzo Tanaka) dá a entender que está conformado com a situação, pedindo paciência à filha. Yuko isola-se em seu quarto, o único refúgio aparente. De fato, o diretor não apresenta claramente o motivo da rejeição. Entre os xingamentos e telefonemas anônimos perturbadores, seu perseguidores questionam a protagonista: "Você gosta de fazer o que quer, não?" Presume-se, portanto, que a independência da protagonista, ao decidir viajar sozinha para o Iraque, para trabalhar como voluntária, foi uma afronta social. Na visão dos que a perseguem, o seqüestro, no fim, foi uma das punições que ela mereceu.

Homem de Ferro (2008)

A vida do inventor e maior fornecedor de armas do governo americano Tony Stark nunca mais será a mesma depois que ele é atacado e mantido refém por um grupo de rebeldes afegãos. Ferido por estilhaços de granada que se alojam perto de seu coração, Tony recebe a ordem de construir no cativeiro uma devastadora arma, mas, em vez disso, usa suas habilidades para criar uma armadura que permite que ele consiga fugir. Ao retornar aos Estados Unidos, Tony promete dar um novo rumo às Indústrias Stark. Ele passa dias e noites desenvolvendo e aperfeiçoando uma avançada armadura que lhe propiciará uma força sobre-humana. Quando Tony descobre um plano abominável com implicações globais, jura proteger o mundo como sua nova personalidade, o Homem de Ferro. Extras: Uma das histórias em quadrinhos originais da Marvel, Homem de Ferro teve um longo e próspero trajeto desde as primeiras aparições do personagem, em abril de 1963. Criado por Stan Lee, Larry Lieber, Don Heck e Jack Kirby, o alter ego do "Homem de Ferro", Tony Stark, foi inspirado em parte pela personalidade do ícone americano Howard Hughes. “Hughes era um inventor, aventureiro, multimilionário, galanteador e também um doido”, diz o produtor executivo Stan Lee. Foi o caráter imperfeito do super-herói e seu estilo de vida de playboy que fizeram as histórias em quadrinhos do "Homem de Ferro" virarem a próxima franquia da Marvel e o primeiro filme sob a nova bandeira da empresa, Marvel Studios. Logo no início da produção do filme, a Marvel encarou o desafio de encontrar um diretor que não apenas desse conta dos aspectos técnicos que envolvem a execução de um grandioso filme de ação, mas alguém que pudesse sobretudo introduzir no enredo o elemento humano tão presente nos personagens de histórias em quadrinhos. Para a equipe criativa da Marvel, a potencial lista de diretores começou e terminou com Jon Favreau.

Maratona do Amor (2008)

"Maratona do Amor" é uma comédia romântica de pequeno orçamento que marca a estréia do ator David Schwimmer, o Ross do seriado "Friends", como diretor. Simon Pegg interpreta Dennis, um cara imaturo que deixa a noiva grávida no altar e passa o resto da vida se arrependendo dessa covardia. Cinco anos depois daquele momento de suprema hesitação, Dennis está trabalhando como segurança em uma loja de lingerie refinada em Londres. O inimigo número 1 do personagem é um travesti que rouba roupas na loja, e depois foge do segurança em uma corrida de curtíssimo fôlego. Thandie Newton, atriz que se destacou em dramas como "Crash - No Limite" e "À Procura da Felicidade", parece determinada a insistir na comédia (seu último papel foi em "Norbit") e interpreta Libby, a noiva abandonada. O fato de que ela tenha sido escalada para o papel faz com que todos nós duvidemos ainda mais da sanidade de Dennis. Libby é dona de uma padaria, cujo nome ousado é um dos muitos trocadilhos que servem para relembrar o público de que as comédias permitidas para menores têm seus momentos de atrevimento. Ainda que Libby esteja envolvida com outro homem, ela encoraja o relacionamento entre Dennis e o filho deles, Jake, interpretado de maneira segura e sem exageros por Matthew Fenton. Ele gosta do pai, mas parece preferir o novo namorado da mãe. Para agravar ainda mais as coisas, Whit, o atraente namorado novo (Hank Azaria) vai correr uma maratona - e para fins de caridade. O barrigudo e impulsivo Dennis imediatamente declara que fará a mesma coisa (o que justifica o título "corra, gordinho, corra"). Dennis não é gordo. Ele só não está em forma. Fuma. Bebe uma cerveja ocasionalmente.

O Sonho de Cassandra
(2007
)

A história é a de dois irmãos, Ian (Ewan McGregor) e Terry (Colin Farrell), que sobrevivem de maneira modesta. Ian ajuda o pai no pequeno restaurante da família. Terry sonha com a sorte grande em todo tipo de aposta, do pôquer à corrida de cães. Acontece que Terry aposta (e perde) mais do que pode. Ian se apaixona por uma jovem atriz (Hayley Atwell) e vê sua necessidade de dinheiro crescer. Enfim, dinheiro é mais uma vez o motor da história (assim como fora em "Ponto Final - Match Point", com o protagonista dividido entre um casamento por interesse e a paixão sensual por Scarlett Johansson). Um agente externo irá transformar essa mistura de ambição e desejo, própria da natureza humana, em um coquetel explosivo. Esse fator aparece na figura de um tio, o homem de negócios Howard (Tom Wilkinson), que pode fornecer o dinheiro que os jovens necessitam para resolver seus problemas. Mas exige uma coisa em troca, porque, afinal, uma mão lava outra, e negócios íntimos se resolvem assim, em família, pois laços de sangue tornam os acordos sagrados. Mesmo os acordos mais escabrosos. EXTRAS: Em entrevista, o diretor Woody Allen revelou que tem preferência por filmes dramáticos, mas que faz comédias por causa das altas bilheterias geradas, alegando que o cinema precisa de dinheiro para se sustentar. Allen explicou porque sua carreira é tão repleta de comédias. "Eu podia fazer rir e me empurraram nesta direção”. O cineasta ainda afirmou que não se acha totalmente um diretor desse gênero: "Há pessoas que acham minhas comédias muito tristes. Acho que não sou completamente cômico nem totalmente trágico, mas simplesmente realista". Conhecido por filmar rapidamente suas produções, Allen revelou o porquê disso acontecer. "Tenho vontade de avançar e terminar o filme. Falta-me paixão", disse o cineasta.

Zona do Crime
(2007)

O filme conta a história de um condomínio fechado na Cidade do México que é invadid
o por criminosos. Os moradores do condomínio decidem fazer justiça sem as autoridades policiais, mas a polícia não demora em chegar à zona do crime. O único sobrevivente, um menino, vai se esconder perto da casa do pequeno Alejandro. O suspense "Zona do crime", acontece na Cidade do México, mas poderia ser em qualquer outro grande centro urbano. O título original, "La Zona", é o nome de um condomínio de classe média com segurança extremamente equipada e que vive seguindo suas próprias leis. De um lado ficam os ricos, com suas casas luxuosas e vidas confortáveis. Bem ao lado, está uma enorme favela a perder de vista. Um mundo não interfere no outro, apesar de existir uma tensão natural. Uma tempestade acaba com esse falso equilíbrio. Uma placa cai sobre o muro do condomínio, abrindo uma brecha para o outro lado. Três jovens pobres não perdem a chance de entrar naquele lugar proibido e praticar pequenos roubos. Tudo sai errado, com conseqüências trágicas. Eles matam uma moradora e dois deles são mortos por habitantes do condomínio, que também ferem acidentalmente um segurança.