quinta-feira, 1 de maio de 2008

Projeto brasileiro é selecionado para Sundance


A maioria relaciona Sundance ao somente ao festejado festival, que ocorre anualmente em Utah (EUA), mas a organização do evento - criado por Robert Redford ( Leões e Cordeiros) - trabalha o ano inteiro. Uma das atividades mais importantes do Sundance Institute é o laboratório de roteiros, criado para ajudar cineastas e roteiristas a trabalhar melhor seus filmes antes mesmo deles saírem do papel.

Dentre os selecionados este ano, está o primeiro longa-metragem com o curta-metragista carioca Fellipe Gamarano Barbosa, Casa Grande. Michelle Satter, diretora do programa, comentou a seleção: "Estamos radiantes por poder dar suporte a um grupo de cineastas que trarão autenticidade, urgência e inovação ao contar suas histórias". Filmes como Quase Dois Irmãos, Mutum e O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias são alguns que já passaram por este projeto.

O grupo de cineastas e roteiristas ficarão hospedados por um mês no Sundance Resort, um hotel quatro estrelas construído nas montanhas de Utah. Neste período, poderão desenvolver seus projetos contando com ajuda de profissionais consagrados, como o próprio Robert Redford, Atom Egoyan (Verdade Nua), a atriz e diretora Christine Lahti (Meu Primeiro Homem), o diretor Michael Lehmann (Minha Mãe Quer que eu Case), Christopher McQuarrie (roteirista e produtor de Operação Valquíria) e o escritor Walter Mosley (O Diabo Veste Azul).

fonte: cineclik