quinta-feira, 15 de maio de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (16/05)

Bodas de Papel (2008)

A cidade fictícia de Candeias, no interior de São Paulo, foi evacuada pelo governo porque estava no mapa de uma nova hidrelétrica que inundaria a região. Curiosamente, o projeto foi abandonado, e agora cabe aos antigos e aos novos moradores repovoar a cidade inteira, comprar de volta as casas que venderam, montar de novo o velho negócio. É nesse cenário que se passa a história de amor central de Bodas de Papel, segundo filme do cineasta paulista André Sturm (Sonhos Tropicais, 2002). Vendido como a estréia no cinema da global Helena Ranaldi, o filme se apóia solidamente na beleza da atriz para narrar o início do romance da personagem dela, Nina, que cresceu em Candeias e agora volta para gerir o hotel da cidade, com o arquiteto argentino Miguel (Darío Grandinetti), que apareceu por lá para ajudar na renovação da casa de uma cliente. O insólito caso da cidade que ressuscitou é o que desencadeia o encontro dos dois, e a partir daí, como tema dominante, a "questão Candeias" cede espaço à história de amor.

Efeito Dominó (2008)

"Efeito Dominó", inspirado em um fato real extraordinário, conta a história de um roubo ousado e sem solução, que aconteceu há mais de 35 anos em Londres. O filme, um suspense extremamente provocativo, dirigido por Roger Donaldson e estrelado por Jason Statham e Saffron Burrows, faz uma combinação estonteante de intriga, escândalo e perigo. Seus produtores o descrevem como “uma surpreendente história de assassinato, sexo e corrupção que não foi contada”. Em setembro de 1971, construíram um túnel para dentro da caixa-forte de um banco na Baker Street de Londres e roubaram cofres de dinheiro e jóias no valor de milhões e milhões de libras. Nada foi recuperado. Ninguém jamais foi preso. O roubo esteve nas manchetes por alguns dias e depois desapareceu – resultado da obstrução da mesma à imprensa pelo governo do Reino Unido. O filme revela o que estava escondido naqueles cofres. A história envolve assassinato, corrupção e um escândalo sexual com ligações com a Família Real – uma história na qual os ladrões eram os envolvidos mais inocentes. Jason Statham ("Adrenalina") estrela como Terry, o vendedor de carros com um passado desertor, e Saffron Burrows ("Enigma") é Martine, a modelo de sucesso da antiga vizinhança dele que acende sua velha chama e instiga os seus amigos a realizarem o roubo ao banco. "Efeito Dominó" foi filmado ao longo de 10 semanas nas locações em Londres, no Ealing Studios, base da produção, e em Pinewood, onde a parte externa do banco e a esquina da Baker Street com a Marylebone Road foram construídas na área externa do estúdio. Algumas cenas adicionais foram filmadas na Austrália.

Film Noir (2007)
Animação com co-produção dos EUA e Sérvia, o detetive particular Sam Ruben acorda em uma rua de Los Angeles ao lado de um policial morto. Tomado por uma súbita amnésia, não consegue se lembrar o que aconteceu, nem ao menos quem ele é. Ele só descobre, de imediato, que todos estão tentando matá-lo e ele não sabe o porquê. Sam precisa correr para encontrar pistas e descobrir sua verdadeira identidade.


Longe Dela (2006)
Grant e Fiona Anderson são felizes no casamento há 50 anos. Ela nunca soube das infidelidades ocasionais de Grant. Apesar de a relação dos dois ter por vezes estremecido com as estranhas insinuações da mulher, os anos em que ainda viverão juntos prometem ser felizes – até Fiona começar a sofrer de severa perda de memória e ser diagnosticada como portadora de Alzheimer. Ela própria se dispõe a ir para uma clínica. Uma das regras do lugar é a proibição de visitas durante os 30 primeiros dias do paciente. Mas quando Grant finalmente visita sua mulher, Fiona nem sequer o reconhece. A única pessoa por quem agora ela tem sentimentos é pelo colega de clínica, Aubrey. Grant fica sem opção senão aceitar sua nova condição de amigo preocupado e observar em silêncio como a relação entre Fiona e Aubrey se torna cada vez mais íntima. Ele faz amizade com Kirsty, uma das assistentes do local. No decorrer das conversas entre ambos, fica claro que a situação toda pode ser um sinal de retribuição divina. Um dia, a esposa de Aubrey o leva de volta para casa. Solitária, Fiona cai em profunda depressão. Quando sua condição se torna uma ameaça à própria vida, Grant resolve fazer o maior sacrifício de sua vida de forma que Fiona possa viver o resto de seus dias em paz.

O Melhor Amigo da Noiva
(2008)
Nova aposta da Sony Pictures, "O Melhor Amigo da Noiva" segue a linha do clássico de comédia "O Casamento do Meu Melhor Amigo", mas, desta vez, os papéis estão invertidos. Tom (Patrick Dempsey, de "Grey's Anatomy") vive um solteirão convicto e profissionalmente bem-sucedido que descobre estar apaixonado pela melhor amiga, prestes a se casar com um milionário escocês. Para Tom, a vida é boa: ele é sexy, bem sucedido, tem muita sorte com as mulheres e sabe que sempre pode contar com Hannah (Michelle Monaghan), sua encantadora melhor amiga, e única presença constante em sua vida. É a combinação perfeita, até que Hannah parte numa viagem de seis semanas, a negócios, para a Escócia... e Tom fica perplexo ao perceber como sua vida ficou vazia sem ela. Ele decide pedir Hannah em casamento assim que ela chegar - mas se frustra ao descobrir que ela ficou noiva de um belo e rico escocês, e planeja viver seu amor no exterior. Quando Hannah convida Tom para ser "sua dama de honra", ele aceita o papel, relutante, mas apenas para tentar persuadir Hannah e impedir o casamento, antes que seja tarde demais. Dirigido por Paul Weiland (diretor de alguns episódios da série de televisão "Mr. Bean"), a comédia mostra a tentativa desesperada de Tom em acabar com o casamento. "O Melhor Amigo da Noiva" tem a cara das comédias de verão que anualmente chegam aos cinemas como promessa de altas bilheterias. A escolha do astro principal é certa: Patrick Dempsey conquistou corações das fãs de "Grey's Anatomy", que o elegem como o médico preferido do seriado.

O Tempo e o Lugar (2007)

Documentário brasileiro da vida de Genivaldo da Silva, agricultor de Inhapi, na região semi-árida de Alagoas, foi marcada por diversas militâncias. Integrante do MST, saiu do movimento por discordar de suas práticas de luta, que incluiu um período de treinamento em guerrilha com o grupo peruano Sendero Luminoso. Depois disso, passou pela Pastoral da Terra da igreja católica, militou no PT, de onde acabou expulso. Na maturidade, ele revê todas essas experiências, que sacrificaram sua vida familiar e causaram divisões entre seus filhos. E continua buscando uma forma independente de atuação na organização de comunidades agrícolas, algumas das quais ele ajudou a formar.