sexta-feira, 9 de maio de 2008

Manoel Oliveira comemora 100º aniversário em Canes


O diretor Manoel de Oliveira (Um Filme Falado) irá assoprar as velinhas de seu 100º aniversário durante o Festival de Cannes. O mestre português confirmou a presença ao lado de outros grandes nomes do cinema como Martin Scorsese, Alejandro Jodorowsky e Carlos Saura.

Em homenagem a Manoel, seu primeiro filme será exibido na 5ª edição da mostra Cannes Classics. Douro, Faina Fluvial (1931) tem apenas 18 minutos de duração e dividirá a sala com a exibição de uma versão de Cinzas do Passado (1994), de Woong Kar Wai (My Blueberry Nights).

A mesma sessão de clássicos também relembra a fatídica edição de Cannes de maio de 1968 e exibe o filme Peppermint Frappé, dirigido por Carlos Saura (Fados), 40 anos depois.

Isso porque a exibição do longa foi interrompida quando o diretor se juntou a movimentos sociais da época cujas investidas forçaram o encerramento da competição.

Outros pré-selecionados para o 40º aniversário da data histórica são 13 jours en France; Anna Karenine; The long day's dying e 24 heures de la vie d'une femme.

Vale lembrar que esta edição conta com a participação de cineastas brasileiros, como a estréia do ator Matheus Nachtergaele, que exibe seu A Festa da Menina Morta, e a dupla Walter Salles (Diários de Motocicletas) e Daniela Thomas. A participação do diretor de Blindness, Fernando Meirelles, fecha o time dos nossos representantes por lá.


fonte: cineclik