quarta-feira, 4 de junho de 2008

Cinema feminino é destaque em festival no Rio de Janeiro



A partir desta segunda-feira (2/6) até domingo (8/6), ocorre no Rio de Janeiro o Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino 2008. Com entrada franca, as sessões ocorrem nos cinemas do Caixa Cultural (Av. Almirante Barroso, 25 - Centro).

O novo longa-metragem da atriz e diretora iraniana Mania Akbari, 10+4 (foto), abre a quinta edição do Femina. Mania Akbari ficou conhecida por sua atuação em Tem, do conterrâneo Abbas Kiarostami. O título de 10+4 é uma alusão aos quatro anos que se passaram desde então. Mania dirige e protagoniza seu segundo longa, cuja ação também se passa dentro de um carro, mas, dessa vez, a personagem de Akbari está com câncer, assim como a artista durante as filmagens.

O Femina 2008 é composto de 125 filmes (longas, médias e curtas-metragens) de 18 países, que estão distribuídos nas onze mostras que o compõem: Competitiva Internacional (curtas e longas); Competitiva de Documentários Nacionais (curtas e médias); Experimental; Eu gosto é de Mulher; Infantil; Dividindo a Conta; Masculino-Feminino; Portugal (homenagem); Especial; Mujer es Audiovisual (Colômbia) e Do jeito que ela gosta/ As she likes it (Áustria). A homenageada este ano é a atriz e cineasta Carla Camuratti (Irma Vap - O Retorno).

O Femina - Festival Internacional de Cinema Feminino é o primeiro evento do gênero no Brasil e foi criado com o objetivo de destacar o trabalho de mulheres no cenário brasileiro e mundial. Criado em 2004 pela produtora Rio de Cinema, o festival é constituído de trabalhos em cinema e vídeo dirigidos por mulheres, distribuídas em mostras competitivas ou temáticas, além de debates constituídos de assuntos que abrangem a atuação do universo feminino em questões políticas e sócio-culturais.

Confira os destaques da programação do festival FEMINA

fonte: cineclik