quarta-feira, 4 de junho de 2008

Mostra exibe filmes israelenses inéditos



A partir desta terça-feira (3/6) até domingo (8/6), ocorre em São Paulo a 1ª Mostra Audiovisual Israelense. O evento exibirá na cidade uma seleção de 20 produções israelenses inéditas no circuito comercial brasileiro, produzidas entre os anos de 2006 e 2007. São produções contemporâneas premiadas em festivais internacionais e pela Israel Film Academy (principal premiação cinematográfica do país), como A Banda, Jellyfish, The Champagne Spy, The Secrets, com Fanny Ardan, e The Little Traitor, baseado numa ficção de Amós Oz, com Alfred Molina.

A proposta da mostra é exibir o novo cinema israelense que, depois de décadas retratando temas existenciais de Estado, como guerra e ideologia, tem se voltado a assuntos mais introspectivos e relacionados a temas humanos como assimilação étnica, relacionamentos, amor e perda, além de questões sociais, como homossexualidade e abuso de drogas, mostrando um pouco da sociedade israelense e o dia-a-dia de um país em iminente estado de guerra.

Nesta primeira edição da mostra, serão exibidos dez filmes de ficção, quatro documentários, seis curtas-metragens e uma produção feita para a TV, Em Terapia, seriado que deu origem à série de TV recentemente adquirida pela HBO América.

O evento tem entrada franca, mas quem quiser contribuir com o departamento sócio-cultural pode trocar o ingresso por um quilo de alimento não-perecível, que será doado ao projeto Ajuda Alimentando, mantido pelo Centro da Cultura Judaica, onde as exibições ocorrem. Os ingressos são limitados, mediante lotação da sala. O Centro da Cultura Judaica fica na Rua Oscar Freire, 2500 (ao lado da estação Sumaré do Metrô).

A programação completa e informações sobre os filmes podem ser encontradas no site oficial da mostra (www.culturajudaica.org.br/mostra_israel).

fonte: cineclik