terça-feira, 3 de junho de 2008

Festival de cinema brasileiro em Miami mostra nova geração


A 12ª edição do Festival de Cinema Brasileiro de Miami (BRAFF), que começou dia 30 e vai até 7 de junho, apresentará cerca de 30 filmes nacionais divulgando nos Estados Unidos o trabalho de cinco dos diretores mais jovens e aclamados do cinema feito no Brasil.

A mostra de Miami, a primeira dedicada totalmente ao cinema nacional fora de suas fronteiras, é organizada pela Inffinito Foundation, responsável também pela implantação do festival em cidades como Madri e Barcelona (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Roma (Itália) e Nova York (Estados Unidos), entre outras.

A BRAFF se consolidou em Miami como a mais extensa mostra de cinema brasileiro fora do país.

Além disso, a mostra de Miami é a mais antiga na apresentação dos principais filmes brasileiros produzidos nos últimos anos e a que melhor configurou uma plataforma comercial desta indústria no exterior.

Durante estes sete dias, o BRAFF reunirá também atores, diretores, produtores e empresários tanto brasileiros como americanos da indústria do cinema.

A qualidade do cinema brasileiro será mostrada no amplo programa do festival com filmes premiadas como Polaróides Urbanas e Galinha ao Molho Pardo, que serão exibidas nesta sexta-feira na festa de inauguração.

Polaróides Urbanas, escolhida como Melhor Filme pelo público na última edição do festival e dirigida por Miguel Falabella, é a crônica de um dia da vida de cinco mulheres, que, com humor e compaixão, questionam suas escolhas e tentativas frustradas de reestruturar suas vidas.

O divertido curta Galinha ao Molho Pardo, baseado no conto O menino no espelho, narra as aventuras de um menino, Fernando, empenhado em salvar a vida de uma galinha que seria servida no almoço do domingo.

A festa de inauguração, que acontecerá ao ar livre, terá apresentações ao vivo e música brasileira.

Segundo os organizadores, espera-se que cerca de 20 mil pessoas assistam às diferentes projeções realizadas no Colony Theater, no Wolfsonian Museum e na Cinematheque de Miami Beach.

Além disso, alguns dos produtores participantes da mostra, assim como distribuidores e profissionais da indústria do cinema, realizarão vários seminários e encontros para propiciar a comercialização, distribuição e co-produção dos produtos audiovisuais brasileiros no estrangeiro.

Os 25 curtas apresentados entre sábado e 7 de junho são uma seleção imprescindível para quem deseja conhecer os diferentes estilos e a riqueza do cinema brasileiro, desde filmes de claro conteúdo social até as comédias românticas.

Entre os pratos principais da mostra figuram A Via Láctea, Mutum, que recebeu uma menção especial no Festival de Cinema de Berlim, Sem Controle, O Mundo em Duas Voltas e O Grão.

As produções apresentadas receberão seu reconhecimento na entrega efetuada por um júri dos prêmios Lente de Cristal, que conta nesta edição com um total de 12 categorias para os longa metragem e outras 6 para os curtas.

Nesta edição serão homenageados cinco jovens diretores que fazem parte de uma nova geração repleta de idéias e com incrível domínio da técnica que transformou o cinema brasileiro em um dos mais prestigiados e premiados no mundo: Andrucha Waddington, Carla Camurati, Fábio Barreto, Heitor Dhalia e Sérgio Machado.

fonte: EFE / terra cinema