segunda-feira, 30 de junho de 2008

Realizadores franceses ganham mostra em São Paulo


A partir de terça-feira (1º/7) até domingo (6/7), a Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207), em São Paulo, exibe uma seleção de filmes assinados por dois importantes realizadores franceses: Robert Bresson (foto) e Philippe Garrel;

Bresson (1901-1999) é considerado um dos maiores cineastas franceses do século 20. Graduado em artes plásticas e filosofia, Bresson tentou carreira como pintor antes de se converter ao cinema. No início da Segunda Guerra Mundial, Bresson foi enviado como prisioneiro de guerra a um campo de concentração alemão, onde ficou preso por mais de um ano. Dois anos depois, deu início à produção de uma série de longas-metragens que evidenciam sua inclinação pela temática religiosa e a opção por um estilo de cinema avesso a psicologismo e excessos.

Filho do ator Maurice Garrel (Amantes Constantes) e pai do jovem ator Louis Garrel (Os Sonhadores), o cineasta Philippe Garrel nasceu em Paris, em 1948, e se tornou mais conhecido pela repercussão de seu filme Os Amantes Constantes, que conta com atuações do pai e do filho. Serão exibidos dois filmes seus inéditos no circuito comercial brasileiro: Já Não Ouço a Guitarra (1991) - premiado com o Leão de Prata no Festival de Veneza - e O Nascimento do Amor (1993).

Os ingressos para as sessões custam R$ 8. Estudantes do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas têm direito à entrada gratuita mediante a apresentação da carteirinha.

Confira a programação no site:

Cinemateca Brasileira

fonte: cineclik