terça-feira, 15 de julho de 2008

CCBB do Rio tem mostra para cinéfilos com deficiências


No dia 5, foi exibido no CCBB (Centro Cultural do Banco do Brasil) Fica Comigo Esta Noite, de João Falcão. O estudante Nelson Pimenta, surdo desde o nascimento, foi conferir. O sistema é o closed caption - não só as falas são transcritas, mas também sons como porta batendo, cachorros latindo, gritos ao longe, músicas relevantes para a trama. A descrição (antigamente feita ao vivo, por atores) é transmitida por meio de fones, pelos quais os cegos ouvem explicações sobre o cenário, figurinos, movimentos dos atores, etc.

Já descrita por um dos freqüentadores como 'o Oscar do cinema legendado', a mostra está em cartaz desde 2004, sempre com bastante procura. Inicialmente, tinha apenas a legenda para surdos. A fonoaudióloga Helena Dale, diretora da Associação de Reabilitação e Pesquisa Fonoaudiológica (ARPEF), foi a idealizadora. Em 2005, quando esteve nos Estados Unidos a trabalho e viu a experiência norte-americana (por lá, existem 200 salas dotadas do sistema), ela decidiu estendê-lo também para cegos.

Depois de Fica Comigo Esta Noite, estão programados Benjamim, de Monique Gardenberg, Cinema, Aspirinas e Urubus, de Marcelo Gomes, Depois Daquele Baile, de Roberto Bomtempo, A Máquina, de João Falcão, 2 Filhos de Francisco, de Breno Silveira, e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, de Cao Hamburger - todos com closed caption e audiodescrição.

O Outro Lado da Rua, de Marcos Bernstein, Garotas do ABC, de Carlos Reichenbach, O Casamento de Louise, de Betse de Paula, As Filhas do Vento, de Joel Zito Viana, Barra 68, de Vladimir Carvalho, O Primeiro Dia, de Walter Salles e Daniela Thomas, e O Xangô de Baker Street, de Miguel Faria Jr, têm apenas closed caption. A produção nacional é privilegiada pelo simples motivo de a estrangeira já vir legendada. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

fonte: yahoo cinema