
A partir desta sexta-feira (4/7) até o próximo sábado (13/7), a cidade de Paulínia, localizada no interior do Estado de São Paulo, será o centro das atenções da comunidade cinematográfica brasileira. Isso porque a cidade cedia a primeira edição do Festival Paulínia de Cinema.
Além da seleção, que traz em pré-estréia alguns dos mais aguardados lançamentos do cinema brasileiro para os próximos meses, o festival distribuirá R$ 650 mil em prêmios, divididos em 41 categorias, dentro das mostras competitivas de longas-metragens brasileiros de ficção e documentários, e curtas-metragens brasileiros e regionais. Serão exibidos 12 longas e 14 curtas, além de homenagens a algumas personalidades do audiovisual brasileiro, como Lula Buarque de Hollanda (co-diretor de O Mistério do Samba, filme de abertura do evento), Fernanda Montenegro (mestre de cerimônias da abertura), Fernando Meirelles (O Jardineiro Fiel), o autor de novelas Silvio de Abreu, as atrizes Alice Braga (Cinturão Vermelho) e Denise Fraga (O Signo da Cidade), o ator Lima Duarte (O Auto da Compadecida), a produtora Sara Silveira e o diretor Carlos Reichenbach (ambos de Falsa Loura).
A abertura ocorre nesta sexta-feira (4/7), em cerimônia somente para convidados com a apresentação de Fernanda Montenegro. Será exibido o filme O Mistério do Samba, de Lula Buarque de Holanda e Carolina Jabor, seguido de um show com a cantora Maria Rita. O início do festival ocorrerá no impressionante Theatro Municipal de Paulínia, inaugurado na ocasião. O projeto foi idealizado pelo atual prefeito da cidade, Edson Moura, e contou com consultoria do crítico de cinema Rubens Ewald Filho. "Parece que estamos criando um modelo de negocio, por enquanto inédito, tratar cinema como negocio, não apenas como subsídio", afirma em entrevista feita por e-mail. "Todos podem ir até lá e conhecer a cidade, o pólo, e o festival é a chance disso", diz o crítico.
Paulínia é uma cidade de 70 mil habitantes localizada na região de Campinas, a 118 Km da capital. É a oitava maior renda per capita do Brasil, devido à instalação de um pólo petroquímico que acelerou o seu desenvolvimento. A cidade abriga um Pólo Cinematográfico, considerado um dos maiores investimentos do mercado audiovisual brasileiro, onde foram filmados longas como Ensaio Sobra a Cegueira, de Fernando Meirelles (Cidade de Deus), e O Menino da Porteira, refilmagem do clássico de 1976 dirigido por Jeremias Moreira, mesmo diretor da versão original. Mesmo assim, a cidade não conta com uma sala de exibições para a população. Ou melhor não contava, já que a idéia é continuar fazendo projeções no Theatro Municipal construído. "Aliás, como sempre, faremos este ano, durante e depois do festival, a mostra Magia de Cinema, que exibe cinema de graça para a população", explica Ewad Filho. "Ou seja, todo mês julho eles têm cinema de graça com pipoca, já há três anos seguidos", completa. A economia da cidade é baseada no pólo petroquímico; no projeto cinematográfico, já investiu R$ 100 milhões nos últimos cinco anos nessa empreitada.
No total, 179 títulos em curta e longa-metragem foram inscritos no evento. "A seleção foi feita por uma comissão de seleção", explica Ewald Filho. "Alguns trabalhos foram convidados, especialmente como do José Mojica Marins (A Encarnação do Demônio) e do Selton Mello (Feliz Natal)", afirma o diretor e curador do festival. Os filmes citados, inéditos em circuito comercial, serão exibidos ao lado de outros também inéditos, como Alucinados, de Roberto Santucci, Os Desafinados, de Walter Lima Jr., e Pequenas Histórias, de Helvécio Ratton, além de Onde Andará Dulce Veiga?, filme de Guilherme de Almeida Prado que já estreou em São Paulo. Também será exibido em Paulínia o documentário Castelar e Nelson Dantas no País dos Generais, dirigido por Carlos Alberto Prates Correia e ganhador do Kikito de Melhor Filme no Festival de Gramado de 2007. Além de Selton Mello, outra atriz apresenta no evento sua primeira experiência na direção: Patrícia Pillar, diretora de Waldick, Sempre no Meu Coração. Outro destaque é o curta Café com Leite, dirigido por Daniel Ribeiro e premiado no último Festival de Berlim.
Acesse o site oficial: | Paulínia Magia do Cinema |
fonte: cineclik