
O famoso escritor norte-americano Edgar Allan Poe (foto), falecido em 1849, terá mais um conto de sua vasta obra adaptado às telas de cinema. Logo no primeiro trabalho, o diretor Michael Staininger aposta no suspense e terror da história “Ligeia” para consagrar sua estréia. Conto este, inclusive, já ganhou a telona com o título de “Túmulo Sinistro” (1964), pelo diretor Roger Corman.
Poe alcançou o sucesso através dos contos de horror e góticos, sempre abordando o fantástico e paranormal. “Ligeia” conta a história de sucesso do escritor e estudioso Jonathan Merrick (Wes Bentley, de “P2: Sem Saída”), que sob feitiço da irresistível e bela Ligeia, se vê em uma intensa trama de vida e morte. Portadora de uma doença fatal, a única saída da garota é roubar almas das outras pessoas para manter sua imortalidade. Totalmente fora de si, Merrick e sua noiva Rowena (Kaitlin Doubleday, de “Aprovados”) terão de resolver esse mistério e mandar de uma vez por todas a bruxa para as profundezas.
Completando o elenco temos Mackenzie Rosman (da série “O Sétimo Céu”), Michael Madsen (“A Filha do Chefe”), Eric Roberts (“Santos e Demônios”), Cary-Hiroyuki Tagawa (“Planeta dos Macacos”), Christa Campbell (“O Sacrifício”) e Lydia Hull (“O Dono da Festa”).
Dentre as obras adaptadas de Poe, destacam-se “A Queda da Casa de Usher” (1960), “O Enterro Prematuro” (1962), "A Máscara da Morte Rubra" (1964) e “Pergunte ao Pó” (2006). Seu trabalho mais famoso na literatura e nos cinemas foi o conto “O Corvo” (1963), reunindo os notáveis Vincent Price (“Edward Mãos de Tesoura”), Peter Lorre (“Casablanca”), Boris Karloff ("Frankenstein") e até então novato e pouco conhecido Jack Nicholson (“O Iluminado”).
fonte: cinema com rapadura