sábado, 16 de agosto de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (15/08)

Nossa Vida Não Cabe Num Opala (Nossa Vida Não Cabe Num Opala)
(Brasil - 2007 - 104 min. - Drama - Reinaldo Pinheiro)

O inconstante Nossa Vida não Cabe num Opala é tradução fiel dos problemas que cercaram sua realização. Em seu blog, mais de uma vez, o dramaturgo Mário Bortolotto, autor da peça que deu origem ao filme, expressou suas discordâncias em relação ao trabalho feito pelo roteirista Di Moretti - no centro da discussão, a forma como um texto teatral é transferido para um texto de cinema. De um para outro mudaram-se personagens e diálogos; resiste a premissa: depois da morte do patriarca (Paulo César Pereio), uma família de quatro irmãos de classe média baixa paulistana precisa lidar com a herança maldita deixada por ele, uma dívida com um mafioso de desmanche (Jonas Bloch). Os tais Opalas são a especialidade dos dois irmãos mais velhos, puxadores de carro. Mas, como o título diz, essa vocação é um motivo de orgulho amargo. Em última instância, cabe ao diretor Reinaldo Pinheiro - curta-metragista desde os anos 80, em seu primeiro longa-metragem - zelar pela boa transição do teatro para o cinema. Essa passagem se dá aos trancos. Há cenas visivelmente teatrais, como o momento na sala diante da TV, em que a câmera mantém da ação uma distância típica de quarta parede, com os atores atravessando o "palco" pelos lados, como num proscênio. E há as cenas de invenção de sala de montagem, notadamente a não-linearidade nas cenas que envolvem a personagem lynchiana de Maria Luísa Mendonça, Silvia.



Olho de Boi
(
Olho de Boi)
(Brasil - 2007 - 72 min. - Drama - Hermano Penna)


Modesto (Genézio de Barros) e seu protegido Cirineu (Gustavo Machado) são dois peões de fazenda que se embrenham na noite em busca de vingança. Modesto sofre com a suspeita criada pela revelação que Cirienu lhe faz. Sua mulher Evangelina (Angelina Muniz) o está traindo com seu próprio irmão. O filme é uma livre recriação da tragédia de Édipo Rei transposta para o sertão.
O padrinho sofre porque se sente traído e acaba se vingando em Cirineu, desprezando-o e afirmando que sente vergonha do afilhado. O jovem, por sua vez, também demonstra descontentamento por meio de resmungos e atitudes contrárias ao gosto do velho peão. Além disso, Modesto exerce determinado domínio sobre Cirineu --as conversas travadas sobre valores, instituições, vingança e morte sempre têm um tom inquietante e pesado. Em meio a uma série de questionamentos e descobertas, Modesto, que já nutre sentimentos de mágoa, ciúme e amor, fica cego de ódio e comete erros que o deixam em completo desespero.


Quebrando Regras (Never Back Down)
(EUA - 2008 - 110 min. - Ação - Jeff Wadlon)

Jake Tyler (Sean Faris, de "Os Seus, Os Meus e os Nossos") nunca vai atrás de problema, mas os problemas sempre o encontram, sobretudo desde que seus pais se separaram. Assim que se muda de sua tranqüila cidade em Iwoa para o agito de Orlando, Jake tem de enfrentar um terreno ainda mais problemático ao ser incluído em uma liga de luta underground – um tipo de clube de luta para adolescentes. Com a ajuda de seus novos amigos, Jake consegue sobreviver ao caos, mas assim que pensa estar em controle, seu mundo vira de ponta cabeça novamente devido a uma incansável campanha para levá-lo de volta ao ringue. Agora, com a segurança de sua família e seus amigos em jogo, Jake tem apenas uma opção: Não. Desistir. Nunca. O longa tem a participação do ator africano Djimon Hounsou (“Diamante de Sangue”). Em um dos cartazes de divulgação, mostra alguns personagens do filme, destacando os dois principais competidores em preto e branco. A produção é uma versão de “Velozes e Furiosos”, mas focada na arte da pancadaria. “Quebrando Regras” foi dirigido por Jeff Wadlow, que teve seu debut na direção em 2005 com “Cry Wolf - O Jogo da Mentira”.



Show de Bola (Show de Bola)
(Brasil - 2008 - 101 min. - Drama - Alexander Pickl)

A cada dia de sua vida, Tiago (Thiago Martins) se vê confrontado com a violência completamente normal em sua favela na entrada da megacidade do Rio de Janeiro. Para o jovem de origem humilde, só existe um caminho imaginável: ele quer se tornar jogador de futebol profissional e possibilitar, dessa maneira, a si mesmo e à sua família uma vida melhor, longe das gangues, das drogas e da miséria. Embora ele seja o melhor jogador de bola de seu bairro e as chances de ser descoberto num treino de teste sejam muito boas, o caminho é cheio de empecilhos. Pois justamente Tubarão (Lui Mendes), o líder brutal da gangue mais poderosa da favela, se interessa pelo talento de Tiago e já conquistou o melhor amigo dele, Sabiá (Luís Otávio Fernandes), para trabalhar para ele como traficante. Quando Tiago ainda por cima se apaixona pela linda irmã de Tubarão, Juliana (Naima Santos), o caminho para sair do inferno parece ficar cada vez mais complicado... "Show de Bola", o primeiro filme de cinema do expert em clips, o alemão Alexander Pickl, leva o espectador para dentro do mundo brutal de um bairro brasileiro de miséria, onde uma vida vale menos do que um tostão. Em circunstâncias cheias de aventura e sempre perigosas, rodado com atores leigos, moradores do local em autênticas favelas diante da entrada do Rio de Janeiro, o filme de suspense com gangues violentas conta a história de um talento do futebol que busca por ascensão e que acaba entrando numa roda de fogo, com mortes e violência, correndo o risco de perder a sua alma e a sua inocência. Estimulado pelo agitado hip hop brasileiro e pelos bailes funk, a trama de SHOW DE BOLA se agrava tanto, até que a tensão se descarrega num final emocionante, com conseqüências bem amargas. De que vale ter ouro nos pés com sangue grudado nas mãos?



Star Wars: The Clone Wars (Star Wars: The Clone Wars)
(EUA - 2008 - 90 min. - Animação - Dave Filoni)

A animação "Star Wars - The Clone Wars" dá continuidade à epopéia espacial criada por George Lucas nos anos 1970. A galáxia é consumida pelas Guerras Clônicas, uma massiva guerra civil que entrincheirou os malvados Separatistas e seus exércitos andróides contra a República e seus protetores, os Jedis. Para ganhar uma vantagem no crescente conflito, o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker e sua aprendiz Padawan Ahsoka Tano são enviados em uma missão com vastas consequências, uma que os coloca face a face com o notório lorde do crime Jabba, o Hutt. Adicionando mais ameaças que aguardam os dois em Tatooine, Anakin e Ahsoka são perseguidos por Conde Dookan e seus sinistros asseclas - incluindo a misteriosa Asajj Ventress -, que não vão parar até que os Jedis tenham sido derrotados. Enquanto isso, na frente de batalha, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda lideram as forças clônicas em um esforço para resistir às forças do Lado Negro... Totalmente produzido pela LucasFilm Animation e se passando entre os episódios II e III da saga espacial, "Star Wars - The Clone Wars" precederá uma série animada no mesmo estilo, que já tem cerca de 30 episódios totalmente prontos, a serem exibidos nos EUA pelo Cartoon Network. Este é o primeiro longa da série a ser lançado pela Warner Bros., com os filmes anteriores da séries todos tendo sido distribuídos pela 20th Century Fox. A película tem cerca de 90 minutos e é dirigida por Dave Filoni (que comandou alguns episódios de "Avatar - A Lenda de Aang").



Zohan: O Agente Bom de Corte
(You Don't Mess with the Zohan)
(EUA - 2008 - 113 min. - Comédia - Dennis Dugan)

O Agente israelense Zohan Dvir (Adam Sandler) – conhecido como O Zohan – é o contra-terrorista mais famoso de seu país. Extremamente experiente, aparentemente indestrutível, Zohan é igualmente fã das mulheres como também mestre em liquidar seus inimigos, incluindo seu rival, o terrorista palestino Fantasma (John Turturro). Mas Zohan possui um segredo… apesar de amar seu país, ele está cansado de tanta briga, e sonha com a oportunidade de se afastar temporariamente do Exército e expressar melhor sua criatividade virando cabeleireiro. Entretanto, enquanto estiver lutando contra o terrorismo, o sonho de Zohan torna-se impossível de ser realizado, o que o leva a dormir noites a fio sobre imagens de 1987 do livro de estilo de Paul Mitchell, que ele mantém escondido em seu quarto. Zohan consegue a sua chance quando Fantasma ressurge. Ao invés de acabar com ele, Zohan finge a sua própria morte e escapa, deixando Fantasma feliz da vida acreditando que finalmente conseguiu destruir Zohan. De malas prontas em um avião para Nova York, apenas com um sonho e algumas peças de roupa na bagagem, Zohan se esconde num container com dois cães, Scrappy e Coco. Apesar de ele querer deixar para o passado sua vida de contra-terrorista, rapidamente descobre que não é tão fácil assim escapar das suas raízes. Enquanto velhos e novos inimigos tentam destruí-lo, todos vão acabar aprendendo uma mesma lição: ninguém deve se meter com Zohan.