terça-feira, 19 de agosto de 2008

SNJ justifica classificação de "Encarnação do Demônio"


Como foi informado o diretor e ator José Mojica Marins, o Zé do Caixão, disse estar sendo perseguido pela "censura" por causa da classificação indicativa de 18 anos de seu novo filme, "Encarnação do Demônio".

Segundo a Secretaria Nacional de Justiça (SNJ), um representante do filme "Encarnação do Demônio" solicitou ao Ministério da Justiça que a classificação para a obra fosse “não recomendada para menores de 16 anos”.

Porém, após análise, o Ministério da Justiça não aceitou o pedido alegando que a produção apresenta “cenas constantes de agressão física, assassinato, tortura, nudez completa, consumo de drogas, crueldade, exposição de cadáver, linguagem chula e depreciativa, insinuação sexual e mutilação em todo o decorrer da trama”.

O responsável pelo longa ainda pode entrar com recurso no Ministério da Justiça, sendo que o secretário Nacional de Justiça, Romeu Tuma Júnior, tem 30 dias para deferir ou indeferir o pedido.

O representante também solicitou que o trailler do filme fosse “livre”, mas após outra análise, o mesmo foi classificado como “não recomendado para menores de 14 anos”. O Ministério da Justiça ressalta que “não proibiu a exibição do trailer, como afirmado por José Mojica em entrevista concedida hoje à Folha Online, mas atribuiu outra classificação, diferente da pretendida”.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o Ministério afirmou que “não cabe a este [Ministério] proibir, censurar ou perseguir obras audiovisuais ou seus autores, atores ou diretores, mas é sua responsabilidade informar para que faixa etária determinado produto não é recomendado e, desta forma, proteger crianças e adolescentes de conteúdos inadequados a eles".

fonte: cinema com rapadura