sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (22/08)

O Procurado (Wanted)
(EUA - 2008 - 110 min. - Ação - Timur Bekmambetov)

Wesley Gibson (James McAvoy) é um jovem de 25 anos de idade que não vê muito sentido na vida após o misterioso assassinato do pai. Tudo muda quando Wes conhece Fox (Angelina Jolie), uma mulher enigmática e sedutora que o contrata para uma sociedade secreta chamada de Fraternidade. O objetivo de Fox é treinar Wes para que ele se torne um assassino da Fraterninade, mas também se vingue da morte do pai. Aos poucos, no entanto, o rapaz vai descobrindo que o perigo está mais perto do que os olhos podem ver. EXTRAS: A adaptação para os cinemas da HQ "Wanted", de Mark Millar e J.G. Jones, mexeu com algumas idéias básicas da versão original: enquanto os quadrinhos estrelam um grupo de supervilões uniformizados, no filme eles são referenciados como uma "liga de assassinos" e não usam roupas coloridas. Em entrevista à Wizard, Millar comentou as mudanças, dando uma justificativa para a produção cinematográfica: "O estranho é que eles fizeram o que eu tinha planejado mas acabei esquecendo, que era não ter uniformes. Não sei por quê, mas a gente acabou colocando fantasias nos personagens, e eu não queria isso. Eu queria que eles tivessem poderes e só usassem essas roupas para a iniciação, mas só numa página. Depois esqueci". Quanto à "liga dos assassinos", o escritor disse que não gostou da mudança: "Gostaria que eles mantivessem a história dos super-vilões. É a única coisa que me deixou triste, porque eu gostava dessa idéia de super-vilões e super-heróis terem existido e agora estarem desaparecidos".



Reflexos da Inocência
(Flashbacks of a Fool)
(ING - 2008 - 84 min. - Drama - Baillie Walsh)

Joe Scott (Daniel Craig) é uma estrela decadente de Hollywood, prejudicado por seu modo de vida hedonista, cheio de sexo, drogas e celebridades. Ainda atraente aos 40 anos, mesmo com seu vício em drogas, leva uma vida solitária e sem objetivos em sua opulenta mansão no Malibu, enquanto lá fora a maré da opinião pública se voltou totalmente contra ele. Apenas quando confrontado com uma tragédia é que ele se vê forçado a enfrentar os fantasmas de seu passado. Os ritos de passagem de Joe quando jovem (Harry Eden) em uma minúscula cidade no litoral da Inglaterra formam a base do sonho de ir para Hollywood. O início de sua sexualidade, seus amigos, as inapropriadas investidas de uma voluptuosa mulher mais velha e suas ações como adolescente levam a conseqüências inesperadas e trágicas, que por fim o forçarão a fugir em busca de uma nova vida. EXTRAS: Depois que Baillie Walsh escreveu o roteiro de "REFLEXOS DA INOCÊNCIA", mostrou-o a alguns amigos, inclusive Daniel Craig. “Na verdade, escrevi o roteiro para Daniel Craig, que é meu amigo. Nós nos lançamos em uma aventura criativa juntos e tem sido emocionante”. “Sou um grande fã de seu trabalho, ele já fez uma série de videoclipes, como os do Massive Attack”, diz Craig. “Sempre quis vê-lo fazendo filmes. Eu acredito muito nele e, além disso, ele é meu amigo. Sempre acreditei nele. Então, decidimos ver o que aconteceria se tentássemos fazer esse filme juntos".



Um Crime Americano
(An American Crime)
(EUA - 2007 - 98 min. - Drama - Tommy O'Haver)

É curioso como Hollywood, sempre em busca de chocantes histórias reais para retratar, levou mais de quatro décadas para levar o caso de Sylvia Likens às telas. Nele, em 1965, um casal que trabalhava no circuito das feiras de parques de diversão, visando uma certa ordem na vida de suas duas filhas, deixou as meninas aos cuidados de Gertrude Baniszewski, uma passadeira de roupas e mãe de sete. Um mês depois de receber em sua casa Sylvia e sua irmã Jenny em troca de um cheque semanal de 20 dólares, Gertrude começou a abusar das meninas. O primeiro espancamento aconteceu quando o cheque atrasou dois dias. O segundo por uma acusação de roubo. O terceiro por Sylvia ter supostamente espalhado boatos sobre a filha mais velha de Baniszewski... O quarto, o quinto... não importa. A violência já estava fora de controle. O diretor Tommy O´Haver cresceu na mesma Indianápolis onde o caso aconteceu. Depois de fazer seu nome em filminhos adolescentes e inofensivos como Uma Garota Encantada, escolheu a tenebrosa história real como seu primeiro longa-metragem "sério". Para tanto, empregou em Um Crime Americano uma interessante estrutura que dá fundamento à trama: alternou seqüências de tribunal - nas quais todo o diálogo foi extraído dos autos do processo - com cenas que dramatizam os fatos. A alternância tem alguns truques inteligentes, que impedem quem nunca ouviu falar da história de adivinhar o destino das personagens. O cineasta teve especial cuidado com o teor do filme, que facilmente escorregaria para um "torture porn" dramático, já que Sylvia, nua e acorrentada, era habitualmente espancada, torturada e submetida a atrocidades que reviram o estômago. Optou então por não mostrar ou sequer insinuar os maiores sofrimentos, mantendo a talentosa e corajosa atriz Ellen Page (Juno, Menina Má.com) vestida o tempo todo. Enfim, O´Haver deu à menina a maior dignidade possível perante a situação.