quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Wim Wenders diz que Glauber Rocha lhe mostrou o Brasil


Em uma palestra na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, o cineasta alemão Wim Wenders (Estrela Solitária) falou sobre o Brasil, revelando quais cineastas mais o influenciaram e como é seu sentimento em relação ao seu país natal.

Wenders disse que os cineastas que mais lhe influenciaram por ter um intenso "sentimento local" foram o japonês Yasujiro Ozu, o brasileiro Glauber Rocha e o norte-americano John Ford.

Ele ainda disse que foi Rocha que lhe apresentou o Brasil que para ele era apenas um "um país metafórico". "Antes, não era um país, era uma invenção, um estado de espírito. Um louco estado de espírito. Bem, não estava tão enganado", explicou.

Wenders, que nasceu na Alemanha logo após a Segunda Guerra Mundial, disse que desde jovem queria deixar o país, pois não o entendia. "Era um país devastado e sem esperanças. Os alemães acumulavam vergonha sobre os ombros. Desde quando posso lembrar, queria deixar o país. Assim, tornei-me um viajante. É minha vocação e minha profissão", disse ele. Mas após várias viagens, ele conseguiu reconhecer a história do seu país, e acabou filmando em 1987 o longa "Asas do Desejo", que se passa em Berlim.

Logo mais, Wenders irá presidir o júri da 65ª edição Festival de Veneza, na Itália, que acontece de 27 de agosto a 6 de setembro.

fonte: cinema com rapadura