quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (26/09)



Amor e Inocência
(Becoming Jane)
(Inglaterra/EUA/Irlanda - 2007 - 120 min. - Biografia/Drama/Romance - Julian Jarrold)

Drama biográfico sobre a escritora inglesa Jane Austen, que antes de tornar-se famosa com livros como ''Orgulho e Preconceito'' ou ''Razão e Sensibilidade'', apaixona-se perdidamente por um jovem irlandês.




Baby Love
(
Comme les Autres)
(França - 2008 - 90 min. - Comédia - Vicent Garenq)

Emmanuel e Philippe formam um casal quase perfeito. O único problema é que o primeiro sonha em ser pai, mas seu companheiro não quer nem pensar em criança. Mesmo assim Emmanuel decide se arriscar, sob pena de perder o amor de Philippe. Mas maior desafio mesmo é saber como e com quem Emmanuel fará um filho uma vez que ele é gay.




Controle Absoluto
(Eagle Eye)
(EUA - 2008 - 117 min. - Ação/Thriller - D.J. Caruso)

Jerry Shaw e Rachel Holloman são dois estranhos cujos caminhos se cruzam depois de um telefonema feito por uma mulher desconhecida. Ameaçando a vida deles e de suas famílias, a misteriosa voz os coloca em uma série de situações crescentemente perigosas usando a tecnologia do dia-a-dia para rastrear e controlar todos os seus movimentos. Enquanto a situação se agrava, essas pessoas comuns tornam-se os fugitivos mais procurados do país, e precisam trabalhar juntos para descobrir o que realmente está acontecendo. Lutando por suas vidas, Jerry e Rachel viram brinquedos de um inimigo sem rosto que parece conseguir manipular tudo o que eles fazem. EXTRAS: A idéia de "Controle Absoluto" surgiu vários anos atrás na mente do produtor executivo do filme Steven Spielberg. “O conceito inicial de Steven focava na idéia de que a tecnologia está em toda parte”, diz o co-produtor do filme Pete Chiarelli. “Mas e se a tecnologia que nos cerca, que nós amamos e da qual dependemos de repente fosse usada de forma que pudesse causar mal, ficando completamente fora de controle?”, ele questiona. “Steven sempre quis que as pessoas saíssem do cinema e desligassem seus celulares e BlackBerrys, tamanho o medo”, acrescenta o produtor Alex Kurtzman [de Transformers], lembrando a maneira como o público temia nadar no mar depois de assistir ao blockbuster de Spielberg, Tubarão, de 1975.




Fay Grim
(
Fay Grim)
(EUA/Alemanha - 2007 - 118 min. - Ação/Suspense - Hal Hartley)

Dá muito bem para assistir a O Poderoso Chefão 2 sem ter visto o primeiro. Mas Fay Grim (2006) não tem condição. Quem conhece o cult de 1997 As Confissões de Henry Fool vai assistir a um filme totalmente diferente de quem não conhece. Relembrando: Henry Fool (Thomas J. Ryan) era o fanfarrão que se instalou no porão da família Grim para escrever o livro que, julgava ele, tornaria obsoletos todos os paradigmas literários da época. No fim as memórias não causaram o impacto que se esperava. Pulemos nove anos. Fay Grim, a personagem-título interpretada pela musa indie Parker Posey, é a esposa de Henry Fool - que agora está morto, ou desaparecido. Aquelas confissões que ele escreveu no filme de 1997 são o motivo do mistério. Amigos e familiares de Henry Fool sempre consideraram as confissões lamúrias masturbatórias. Acontece que o governo dos EUA, da França, terroristas árabes, ditaduras sulamericanas e a polícia secreta israelense estão atrás do tal texto. Havia algo ali que não se sabia (ou o roteirista e diretor Hal Hartley não quis contar), porque de uma hora para a outra, como diz um personagem logo no começo de Fay Grim, "Henry Fool é maior do que a vida agora".




Mulheres O Sexo Forte
(The Women)
(EUA - 2008 - 124 min. - Comédia/Drama - Diane English)

Ambientado no circuito da moda e publicidade da cidade de Nova York, o filme conta a história de Mary Haines (Meg Ryan, de "Cidade dos Anjos"), uma designer de moda que parece ter tudo - uma bela casa de campo, um rico marido, uma adorável filha de 11 anos e uma carreira criando desenhos para a venerável companhia de roupas de seu pai. Sua melhor amiga, Sylvie Fowler (Annette Bening, de "Correndo com Tesouras"), tem outra vida invejável - uma editora feliz e solteira de uma proeminente revista de moda, possuidora de um enorme closet com roupas de griffe e uma venerada opinião sobre o gosto e o estilo da vanguarda novaiorquina. Mas quando o marido e de Mary tem um caso com a quente e bela Crystal Allen (Eva Mendes, de "Hitch: Conselheiro Amoroso"), o seu mundo desmorona. A relação entre Mary e Sylvia é testada ao máximo enquanto seu restrito círculo de amizade, incluindo a mega-mãe Edie Cohen e o autor Alex Fisher, começa a questionar sua própria amizade e seu relacionamento.




Musicagen
(
Musicagen)
(Brasil - 2006 - 77 min. - Documentário - Edu Felistoque/Nereu Cerdeira)

Investigação da música e suas vertentes, da criação à distribuição, através do confronto de opiniões de músicos, empresários, acadêmicos, artistas eruditos e populares.




Na Mira do Chefe
(In Bruges)
(Inglaterra/Bélgica - 2008 - 107 min. - Ação/Comédia/Crime - Martin McDonagh)

Selecionado para o Sundance Film Festival e exibido na abertura oficial do evento, essa comédia de ação mostra dois assassinos de aluguel na cidade de Bruges, na Bélgica. Depois de mais um trabalho complicado, eles passam a discordar sobre a natureza do ofício que realizam, decidem relaxar e começam a se acostumar aos hábitos locais.




Promessas de Um Cara de Pau
(Swing Vote)
(EUA - 2008 - 120 min. - Comédia - Joshua Mitchell Stern)

"Promessas de Um Cara de Pau" é uma comédia sincera, onde a política é tudo, exceto comum, quando a decisão da corrida presidencial fica por conta do cidadão mais banal. Bud Johnson (Kevin Costner) é um adorável falido movido à cerveja que se arrasta pela vida, cujo único ponto forte é Molly (Madeline Carroll), a filha precoce e zelosa, de doze anos. Ela cuida dos dois, até que num momento inusitado, no dia das eleições, ela acidentalmente desencadeia uma série de acontecimentos que culminam no desfecho da eleição por um voto... o de seu pai. O filme é uma visão cômica da jornada de um pai e uma filha que descobrem que todos têm o poder de mudar o mundo. Também no elenco estão Kelsey Grammer, como o presidente republicano Andrew Boone; e Dennis Hopper como o esperançoso Democrata Donald Greenleaf. Nathan Lane retrata Art Crumb, o gerente da campanha democrática de Greenleaf, que perdeu sete eleições, e Stanley Tucci interpreta Martin Fox, o engenhoso gerente da campanha presidencial republicana. Paula Patton está no papel da jornalista Kate Madison, que trabalha numa emissora de cidade pequena e aspira um emprego numa grande rede de comunicações, e George Lopez é seu chefe, John Sweeney, que “já viu de tudo”, e gerencia a estação de tv local de Texico, no Novo México.




Quase Irmãos
(Step Brothers)
(EUA - 2008 - 98 min. - Comédia - Adam Mckay)

Will Ferrell e John C. Reilly, que pela última vez participaram juntos do sucesso de bilheteria "Ricky Bobby - A Toda Velocidade", agora estrelam em "Quase Irmãos", dirigido por Adam McKay ("O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy"). No filme, Ferrell interpreta Brennan Huff, um cara de trinta e nove anos, esporadicamente empregado, e que vive com sua mãe, Nancy (Mary Steenburgen). Reilly interpreta Dale Doback, um cara de quarenta anos, terminantemente desempregado e que mora com seu pai, Robert (Richard Jenkins). Quando Robert e Nancy se casam e vão morar juntos, Brennan e Dale são forçados a viver como meio-irmãos. À medida em que o narcisismo e a absoluta preguiça ameaçam separar a "nova" família, estes dois meninos mimados, imaturos e de meia idade resolvem elaborar um plano insano para reunir seus pais novamente. Para conseguir isso, eles precisam criar um improvável vínculo que talvez, mas só talvez, finalmente os colocará para fora de casa. EXTRAS: Will Ferrell, o astro da comédia da Columbia Pictures, resume os personagens principais descrevendo dois homens adultos num estado de desenvolvimento reprimido. “Dale e Brennan nunca superaram suas idéias adolescentes do que é legal, e de como passar seu tempo quando fossem adultos, do que eles acham diversão. Foi muito divertido explorar isso, pensando, ‘Como seria se você realmente se tornasse, aos 40, o cara que você imaginou quando tinha 13 anos?’”.




Rogue
(
Rogue)
(Austrália/EUA - 2007 - 92 min. - Ação/Suspense - Greg McLean)


Jornalista americano vai à Austrália a trabalho e junta-se a um grupo de turistas numa viagem pelo rios do Parque Nacional de Kakadu. É quando eles enfrentarão momentos de intenso terror ao descobrir nas águas um devorador de crocodilo. Tudo começa quando o cínico escritor norte-americano Pete McKell (Michael Vartan) se junta a turma de férias em viagem pelas águas do rio Kakadu National Park, na Austrália. As diferenças que logo surgem entre ele e a guia (Radha Mitchell) devem ser dissipadas qunado um enorme crocodilo começa a atacar o barco onde viajam, tornando o passeio um verdadeiro inferno.





Talk to Me
(
Talk to Me)
(EUA - 2007 - 118 min. - Biografia/Drama - Kasi Lemmons)


A história real de Ralph "Petey" Greene, ex-presidiário negro que se tornou um famoso apresentador de rádio na capital americana, Washington. Greene virou uma celebridade ao embalar os ouvintes com canções de soul music, mas principalmente por falar exatamente aquilo que a comunidade queria ouvir sobre direitos civis e conscientização negra. Eram os anos de 1960, e Greene passou a ser visto como personalidade e um dos mais importantes ativistas.