sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (24/10)

High School Musical 3: Ano da Formatura (High School Musical 3: Senior Year)
(EUA - 2008 - 100 min. - Musical Filme - Kenny Ortega)

O fenômeno High School Musical da Disney chega à tela do cinema no longa-metragem "High School Musical 3: Ano da Formatura" que nos reúne com os alunos Troy e Gabriella, do último ano do colegial, diante da perspectiva de se separarem ao escolherem universidades diferentes. Junto aos outros Wildcats, eles apresentam um elaborado musical de primavera que reflete suas experiências, esperanças e temores em relação ao futuro. Com novas músicas incríveis e divertidos números de dança, criados para tirar o maior proveito possível da tela do cinema, este filme espetacular oferecerá, por meio do talentoso elenco de East High, muita diversão e vibração. O fenômeno de High School Musical começou como uma idéia na sala de estar do produtor Bill Borden. “Eu queria fazer um musical que pudesse assistir junto com meus filhos. Foi simples assim”, diz Borden. Embora o estilo musical tivesse passado por uma espécie de revival com sucessos como "Moulin Rouge" e "Chicago", ninguém estava fazendo musicais para o público adolescente. “Eu e Bill acreditamos firmemente neste gênero em especial — musical para adolescentes”, diz o parceiro do produtor Borden, Barry Rosenbush. “Com o primeiro filme, nós não tentamos inventar a roda… só tentamos reapresentar a roda. A história do cinema está repleta de comédias musicais para adolescentes”, continua Rosenbush. “Os filmes dos anos 1930 e 1940, aqueles que crescemos adorando — "Amor, Sublime Amor", "A Noviça Rebelde" e mais tarde "Grease – Nos Tempos da Brilhantina" — eram todos para jovens".




Morte Súbita
(Rogue)
(EUA - 2007 - 99 min. - Terror - Greg Mc Lean)

Primeiro ele nos levou a uma assustadora viagem de carro com base em fatos reais através dos lugares mais obscuros do deserto australiano em "Wolf Creek - Viagem ao Inferno". Agora Greg McLean retorna com seu segundo filme no mesmo estilo. Dessa vez ele deixa de lado a mente humana e leva o público a conhecer o lado selvagem da fauna australiana. Um cruzeiro pelas águas da Austrália se transforma em puro terror quando um grupo de turistas vira presa fácil para um enorme crocodilo devorador de homens. Tudo começa quando Pete McKell (Michael Vartan, da série “Alias”), cínico escritor dos EUA, se junta a uma turma de férias pelas águas do Kakadu National Park. Inicialmente, ele bate de frente com a bela guia de turismo do local (Radha Mitchell, de “Terror em Silent Hill”) – mas os dois terão que deixar as diferenças de lado assim que o barco for atacado por uma criatura vinda das profundezas. Esperando pela chegada do resgate em uma pequena ilha lamacenta, o medo rapidamente toma conta de todos. Não é possível prever o próximo movimento do monstro – enquanto o terror está prestes a atingir a superfície. A diferença também neste novo projeto do diretor é que agora ele trabalha com dois atores mais conhecidos do público, como Radha Mitchell e Michael Vartan.




Quase Irmãos
(Step Brothers)
(EUA - 2008 - 98 min. - Comédia - Adam McKay)

Will Ferrell e John C. Reilly, que pela última vez participaram juntos do sucesso de bilheteria "Ricky Bobby - A Toda Velocidade", agora estrelam em "Quase Irmãos", dirigido por Adam McKay ("O Âncora - A Lenda de Ron Burgundy"). No filme, Ferrell interpreta Brennan Huff, um cara de trinta e nove anos, esporadicamente empregado, e que vive com sua mãe, Nancy (Mary Steenburgen). Reilly interpreta Dale Doback, um cara de quarenta anos, terminantemente desempregado e que mora com seu pai, Robert (Richard Jenkins). Quando Robert e Nancy se casam e vão morar juntos, Brennan e Dale são forçados a viver como meio-irmãos. À medida em que o narcisismo e a absoluta preguiça ameaçam separar a "nova" família, estes dois meninos mimados, imaturos e de meia idade resolvem elaborar um plano insano para reunir seus pais novamente. Para conseguir isso, eles precisam criar um improvável vínculo que talvez, mas só talvez, finalmente os colocará para fora de casa. EXTRAS: Will Ferrell, o astro da comédia da Columbia Pictures, resume os personagens principais descrevendo dois homens adultos num estado de desenvolvimento reprimido. “Dale e Brennan nunca superaram suas idéias adolescentes do que é legal, e de como passar seu tempo quando fossem adultos, do que eles acham diversão. Foi muito divertido explorar isso, pensando, ‘Como seria se você realmente se tornasse, aos 40, o cara que você imaginou quando tinha 13 anos?’”.




Última Parada 174
(Última Parada 174)
(Brasil - 2008 - 111 min. - Drama - Bruno Barreto)

As últimas horas da vida de Sandro do Nascimento, 22 anos, o “seqüestrador do ônibus 174”, foram acompanhadas por milhões de pessoas através da TV. O enterro dele foi acompanhado por apenas uma pessoa – sua mãe adotiva. Instigado pelo documentário "Ônibus 174" de José Padilha, o diretor Bruno Barreto construiu um relato ficcional para contar a história do encontro de um adolescente órfão e de uma mulher obcecada pela memória do filho. O encontro de duas pessoas à deriva, que teve como desfecho a morte de uma jovem professora e de Sandro, deixando aquela mãe novamente órfã de seu filho. “Última Parada 174 é um filme sobre a condição humana e não sobre a condição social do Brasil. Sua história, baseada em acontecimentos reais, narra as trajetórias de uma mãe que perde o filho e de um filho que perde a mãe.”, define o diretor. Apesar de ter dirigido grandes atores do cinema nacional e internacional em 18 longas-metragens, pela primeira vez Bruno Barreto trabalhou com não-atores ou atores com pouca experiência provenientes de grupos teatrais de comunidades carentes do Rio de Janeiro. Entre eles estão Michel Gomes (Sandro), que estréia como protagonista, e Marcello Melo Jr (Alê), em estréia no cinema. Os dois rapazes, Gabriela Luiz (Soninha) e dezenas de figurantes foram preparados pelos irmãos Rogério e Ricardo Blat.