sexta-feira, 24 de outubro de 2008

História do samurai Musashi será contada em animação


O estúdio de animação japonês Production I.G. está produzindo um longa que irá adaptar para as telas a história do mais famoso samurai nipônico, Miyamoto Musashi, em uma produção que deverá chegar às telas no meio do ano que vem.

Segundo a Variety, o filme "Miyamoto Musashi - Soken Ni Saseru Yume" (algo como "Miyamoto Musashi - O Sonho de Cavalgar com Duas Espadas") está sendo roteirizado e desenvolvido por Mamoru Oshii, diretor dos dois filmes da aclamada franquia "Ghost In The Shell" (que por aqui ganhou o título de "O Fantasma do Futuro"). Além disso, o último longa do cineasta, "The Sky Crawlers", concorreu este ano no festival de Veneza.

No entanto, Oshii não irá dirigir a fita, com esta sendo comandada por Mizuho Nishikubo, que foi diretor de animação em diversos outros projetos produzidos por Oshii, bem como na seqüência em anime de "Kill Bill - Volume 1".

Musashi é sempre lembrado pelos japoneses por sua vontade inabalável perante as dificuldades e tragédias, sua gana em ser o melhor e determinação de ferro, sempre honrando o bushido (caminho do guerreiro). Seu estilo de luta com duas espadas (Niten ichi) foi uma de suas maiores contribuições para a esgrima japonesa, sendo este um dos grandes temas do vindouro filme. O samurai também escreveu o "Livro dos Cinco Anéis", um clássico eterno que fala sobre estratégia, esgrima e filosofia.

Apesar de vários filmes, novelas e séries sobre o samurai terem sido lançadas no decorrer dos anos em seu país local, a retratação mais conhecida dele na cultura pop fora no livro "Musashi", uma das obras literária mais vendidas no Japão em todos os tempos. Escrita por Eiji Yoshikawa, tal biografia romanceada fora publicada aqui no Brasil em dois volumes pela editora Estação Liberdade.

fonte: cinema com rapadura