sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (31/10)

A Outra Margem (A Outra Margem)
(Portugal - 2007 - 100 min. - Drama - Luís Felipe Rocha)

Ricardo, confrontado com o suicídio inesperado de seu companheiro, entra em depressão e tenta se matar. Maria, sua irmã, com quem não se encontra há 16 anos, faz-lhe uma visita no hospital, em Lisboa, e leva-o de volta para a pequena vila além-montanha onde ambos nasceram e viveram até a partida de Ricardo. Na casa de Maria, Ricardo conhece Vasco, seu jovem sobrinho portador de síndrome de Down, com quem estabelece uma forte relação de amizade. Ao ganhar coragem graças a Vasco, Ricardo enfrenta José, seu pai, que não lhe perdoa a fuga e a homossexualidade, e Luísa, a noiva que ele abandonou publicamente na véspera do casamento. Ao descobrir que o sonho de Vasco é se tornar ator, Ricardo convence Maria a deixá-lo ir a Lisboa para estudar teatro. Tio e sobrinho renascem pelas mãos um do outro. O filme conquistou o prêmio de melhor ator, conjuntamente para Filipe Duarte e Tomás de Almeida, no festival de Montreal de 2007.




Dias e Noites
(
Dias e Noites)
(Brasil - 2008 - 80 min. - Drama - Beto Souza)

Atravessando três décadas, a história mostra a trajetória de uma mulher que, ao se casar com um rico fazendeiro, enfrenta uma realidade conjugal quase insustentável. Clotilde foi uma mulher que viveu à frente de sua época e não se conforma com o tratamento que recebia do marido. Sofrendo agressões físicas e morais, ela sai de casa, tornando-se uma mulher "desquitada" – mal vista pela sociedade. Após perder todos os seus direitos e a guarda dos filhos, Clô inicia uma longa luta para tentar recuperá-los. Nossa heroína só recupera a guarda de sua neta depois de perder a filha dramaticamente, em plena década 70, quebrando assim o ciclo de uma época em que a mulher era subjugada socialmente.




Eu, Meu Irmão e Nossa Namorada
(Dan in Real Life)
(EUA - 2007 - 98 min. - Comédia - Peter Hodges)

A história seguirá o personagem-título, Dan (Steve Carell, de "O Virgem de 40 Anos"), um viúvo e pai de três filhas. O sujeito escreve uma coluna de aconselhamento familiar em um jornal local e tem como base regras bastante rígidas de comportamento. Todavia, quando se vê envolvido e apaixonado pela namorada de seu irmão, todos os seus conceitos serão revistos. Juliette Binoche ("Invasão de Domicílio") interpreta o interesse amoroso do personagem de Carell, enquanto Dane Cook ("Amigos, Amigos, Mulheres à Parte") vive o seu irmão. No elenco, também estão John Mahoney ("Atlantis - O Reino Perdido"), Dianne Wiest ("Da Magia à Sedução"), Alison Pill ("Querida Wendy"), Brittany Robertson ("Keeping Up With the Steins"), Emily Blunt ("O Diabo Veste Prada"), entre outros. O responsável pela direção foi Peter Hedges ("Gilbert Grape - Aprendiz de Sonhador"), o qual também escreveu o roteiro ao lado de Pierce Gardner ("Acertando As Contas com Papai"). EXTRAS: Em uma cena, Marie (Juliette Binoche) é vista usando uma camiseta que traz estampado "Oak Park". O ator John Mahoney viveu por muitos anos em Oak Park, no estado de Illinois; A premissa do roteiro foi diretamente inspirada nas experiências do co-roteirista Pierce Gardner, que passava todos os verões reunido com a família da esposa e vários parentes em Rhode Island; O dueto chamado "La ci darem la mano", interpretado por Howard (Frank Wood) e sua esposa, foi tirado de "Don Giovanni", de Mozart. O trecho da ópera mostra Don Giovanni tentando convencer Zerlina a deixar seu noivo.




Jogos Mortais 5
(Saw V)
(EUA - 2008 - 88 min. - Terror - David Hackl)

Na quinta parte da popular franquia "Jogos Mortais", Hoffman (vivido pelo ator Costas Mandylor no filme anterior) parece ser a última pessoa viva que pode continuar com o legado de Jigsaw. Mas, quando seu segredo é ameaçado, Hoffman deve partir para a caça para eliminar todas as pontas soltas. A direção do longa ficou a cargo de David Hackl (“Skinwalkers: Amaldiçoados”), que também participou como diretor assistente e produtor nos três últimos “Jogos Mortais”. A dupla de escritores Patrick Melton e Marcus Dunstan também retorna. Eles foram os responsáveis pelo roteiro do quarto filme da franquia. No elenco vemos a volta da maioria dos personagens do filme anterior. O vilão Jigsaw retorna na pele de Tobin Bell (“A Hora do Arrepio”); o agente Strahm é interpretado por Scott Patterson (da série “Gilmore Girls: Tal Mãe, Tal Filha”); como Hoffman temos Costas Mandylor (“A Lenda de Beowulf”); e como Jill temos a atriz Betsy Russell (“The Flunky”). A atriz Julie Benz (“Rambo IV”) também integra a equipe. Ela, inclusive, comentou sobre o longa: “As cenas foram muito intensas. Fiquei bastante assustada. O filme levará ao telespectador um terror psicológico muito forte, que jamais imaginei estar presente na própria atuação. Acho que este será um daqueles filmes que não irei assistir”, declarou Benz.




Pretérito Perfeito
(Pretérito Perfeito)
(Brasil - 2006 - 71 min. - Documentário/Drama -
Gustavo Pizzi)

Pretérito Perfeito é um filme sobre a Casa Rosa, famoso prostíbulo carioca, hoje desativado. Através da memória de cada personagem que retorna ao mesmo local de um outro tempo a casa é reconstituída com lembranças e impressões que se acumulam no decorrer do filme. Revendo os antigos quartos conhecemos personagens de épocas diversas como Ivanilda, uma prostituta de 65 anos que trabalhou na casa aos 15, o cartunista Lan, que tomou um porre na Casa Rosa em 1954, ou o músico Lobão, que perdeu sua virgindade em um dos quartos da casa, entre muitas outras histórias. Hoje o antigo casarão funciona como ponto de encontro de jovens que lotam suas festas e shows todos os finais de semana. Pretérito Perfeito é um filme sobre sexo, memória, moral e negociação...




Procedimento Operacional Padrão
(Standard Operating Procedure)
(EUA - 2008 - 116 min. - Documentário/Guerra - Errol Morris)

Errol Morris examina as ocorrências de abuso e tortura de suspeitos de terrorismo na mãos de soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque.




Rocknrolla - A Grande Roubada
(RocknRolla)
(EUA - 2008 - 114 min. - Ação - Guy Ritchie)

Na história do longa, o submundo do crime de Londres é atraído por um grande golpe milionário elaborado por um mafioso russo. Forma-se assim um verdadeiro turbilhão de problemas envolvendo diversos e atrapalhados tipos criminosos. O ator Tom Wilkinson (“O Sonho de Cassandra”) vive o letal líder da máfia londrina, integrante do velho regime que acaba perdendo terreno para o mafioso estrangeiro. Gerard Butler (“300”) encarna One Two, um bandido espertalhão que aprendeu a jogar dos dois lados da cerca, e Idris Elbra (“O Gângster”) faz Mumbles, seu companheiro. A atriz Thandie Newton (“À Procura da Felicidade”) interpreta a parceira de Butler. Esta produção marca a volta do cineasta Guy Ritchie (“Destino Insólito”) ao estilo de filme que o consagrou, trazendo bandidos, edição frenética e diálogos cômicos como em “Snatch – Porcos e Diamantes” e “Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes”. Thandie Newton revelou, durante uma entrevista, que o diretor Guy Ritchie quer transformar “RocknRolla” em trilogia. A atriz declarou que “o novo filme é o primeiro de três longas planejados por Ritchie", acrescentando que as filmagens da primeira parte foram rápidas. Entretanto, nem todos os personagens do elenco principal estarão nos próximos longas.




Um Segredo entre Nós
(Fireflies in the Garden)
(EUA - 2008 - 120 min. - Drama - Dennis Lee)

Um drama autobiográfico centrado na complexidade dos relacionamentos, especialmente depois que a família enfrenta uma inesperada tragédia. Para comemorar a tardia graduação de sua mãe Lisa (Julia Roberts), o escritor Michael (Ryan Reynolds) retorna à casa de sua tumultuada infância. O pai de Michael, Charles (Willem Dafoe), discute com a mulher no carro e acaba causando um acidente no qual Lisa morre. Entre novos acontecimentos – como a descoberta da infidelidade da mãe – e lembranças do passado, o jovem escritor precisa decidir se vai publicar seu livro "Fireflies in the Garden", expondo assim as memórias de sua infância difícil, ou aproveitar a oportunidade de rever o passado, o que, talvez, o leve a uma reconciliação com o intransigente pai.