
O grupo editorial Le Monde conduziu negociações "exclusivas" com a editora britânica Phaidon, especializada na publicação de livros sobre cinema, para vender a revista "Cahiers du Cinema".
Em um comunicado, o Le Monde declarou que a editora britânica "demonstrou capacidade de respeitar uma herança editorial e ao mesmo tempo promover um conteúdo exigente. Qualidades necessárias para assegurar, no respeito à dimensão social da empresa, a duração e o desenvolvimento da 'Cahiers du Cinema'".
A venda da revista pode ser concluída em novembro. A editora Phaidon foi escolhida entre cinco candidatos para a compra da cota do Le Monde na Editions de l'Etoile, sociedade que edita a revista francesa.
A negociação acontece em um momento difícil para a imprensa francesa especializada em cinema, devido à grande concorrência com a internet.
Considerada uma das revistas de cinema mais influentes do mundo, a Cahiers du Cinema procurou enfrentar a concorrência diversificando-se, publicando livros e DVDs e criando arquivos para assinantes, além de lançar uma versão impressa em espanhol e uma inglesa em seu site na internet. Ainda assim, a publicação, que tem uma tiragem mensal de 20 mil cópias, tem registrado queda nas vendas.
fonte: Da Ansa