sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (14/11/08)



Hugo – O Tesouro da Amazônia (Jungledyret Hugo: Fræk, flabet og fri)
(Dinamarca, Noruega, Látvia - 2007 - 72 min. - Animação - Jürgen Lerdam, Flemming Quist Müller, Anders Sürensen)

Adaptação para o cinema de uma popular série animada produzida na Dinamarca que conta a história de uma criatura chamada Hugo. Ele decide deixar a floresta onde nasceu para viver numa paradisíaca ilha com sua melhor amiga, a raposa Rita. Ocorre que três vilões pretendem capturá-lo de qualquer forma.




Meu Brasil (Meu Brasil)
(Brasil - 2007 - 70 min. - Documentário - Daniela Broitman, Fernando Salis)

O que leva alguém a lutar contra todos os tipos de discriminação, enfrentando intensa pressão do tráfico de drogas e de partidos políticos, com o único objetivo de melhorar a condição de vida de sua comunidade? Este documentário acompanha o difícil dia-a-dia de três líderes comunitários de favelas do Rio de Janeiro. Gaúcha, cujo sonho era ser cantora, começa a se politizar trabalhando como cozinheira na casa da família de Roberto Marinho. Já o instrutor de mergulho Carlos, depois de sofrer uma grande desilusão amorosa, tenta reerguer sua auto-estima promovendo ecologia e cidadania nas favelas. Enquanto isso, a travesti Juliana luta pela implementação do terceiro banheiro na pequena cidade de Três Rios. Do Rio de Janeiro a Porto Alegre com outras 30 lideranças, eles embarcam numa surpreendente jornada ao Fórum Social Mundial, o maior evento global sobre temas relacionados à justiça social.




O Traidor (Traitor)
(EUA - 2008 - 114 min. - Ação - Jeffrey Nachmanoff)

Roy Clayton (Guy Pearce) é um agente do FBI que lidera as investigações de uma perigosa conspiração internacional. Uma pista faz com que entre em seu foco Samir Horn (Don Cheadle), um ex-capitão de operações especiais do exército nortee-americano. Misterioso, Horn é responsabilizado quando uma grande operação fracassa. Isto faz com que ele desapareça antes que qualquer um o escute, o que gera a criação de uma força-tarefa formada por diversas agências, com o objetivo de encontrá-lo. É quando Carter (Jeff Daniels), um veterano da CIA, e Max Archer (Neal McDonough), um agente do FBI, são incumbidos da missão. O filme, que também traz no elenco Neal McDonough (“88 Minutos”) e Jeff Daniels (“Boa Noite e Boa Sorte”). A idéia para a trama foi sugerida pelo ator e comediante Steve Martin (“A Pantera Cor-de-Rosa”) e o roteiro foi escrito por Jeffrey Nachmanoff, que é mais conhecido por ser o autor do script de “O Dia Depois de Amanhã”. Nachmanoff também assina a direção da película.




Pan-Cinema Permanente (Pan-Cinema Permanente)
(Brasil - 2008 - 83 min. - Documentário - Carlos Nader)

Baiano de Jequié, filho de um sírio muçulmano e uma sertaneja baiana, Waly Salomão (1943-2003) era um artista que se manifestava em múltiplas direções. Formado em Direito, tornou-se poeta, rabiscando os versos de seu primeiro livro numa cela no Carandiru. Amigo de Hélio Oiticica, aproximou-se dos tropicalistas, tornando-se um dos compositores preferidos de Caetano Veloso, Gal Costa e Maria Bethânia, para quem compôs sucessos como "Mel" e "Talismã". Reunindo extenso material inédito filmado com Salomão, que procurava romper a fronteira entre realidade e ficção, o filme revela algumas das facetas desse incansável caleidoscópio.




REC (REC)
(Espanha - 2007 - 85 min. - Horror - Jaume Balagueró, Paco Plaza)

A repórter Ángela e seu câmera gravam um programa sobre o Corpo de Bombeiros de Barcelona, acompanhando uma chamada de emergência noturna. No local, encontram moradores apavorados com a velha senhora que mora sozinha no andar de cima e está gritando e atacando os vizinhos. Os bombeiros entram no apartamento, seguidos pelos repórteres. Mas o que era uma situação de rotina torna-se uma escalada de medo e terror, onde o que importa é continuar vivo – e seguir registrando tudo. EXTRA: O diretor Jaume Balagueró nasceu em 1968, na Espanha. Estudou Comunicação e Fotografia e trabalhou como crítico de cinema e radialista. Após realizar curtas, fez seu primeiro longa em 1999, "Los sin nombre", e "A Sétima Vítima" em 2002. Paco Plaza nasceu em 1973, na Espanha. Formou-se em Ciências da Informação, e estudou Direção na Escola de Cinema de Madri. Ganhou o Méliès de Prata em Sitges por "El Segundo Nombre" (2002), e realizou "Romasanta - A Casa da Besta" (2004).




Romance (Romance)
(Brasil - 2008 - 100 min. - Romance - Guel Arraes)

História de amor de um casal de atores que vive na agitada e conturbada cidade de São Paulo. Ana e Pedro encenam uma adaptação de "O Romance de Tristão e Isolda" para o teatro, e as cenas de amor e discussões sobre a paixão são o pano de fundo desta relação. O romance entre os dois vai bem até a chegada de Danilo, produtor de TV, que convida Ana para atuar em novelas. O sucesso da atriz é inevitável, provocando ciúmes e incompreensão por parte de Pedro, que passa a desconfiar de Ana.




Sob a Mesma Lua (La Misma Luna / Under The Same Moon)
(México, EUA - 2007 - 106 min. - Drama - Patricia Riggen)

Carlos, também conhecido como Carlitos (Adrián Alonso, de “A Máscara do Zorro”), de nove anos, é uma das incontáveis crianças deixadas para trás pelos pais, que partem para os Estados Unidos em busca de meios para sustentar a família. A mãe do menino, Rosario (Kate Del Castillo, de “Cidade do Silêncio”), trabalha como imigrante ilegal em Los Angeles há quatro anos e envia dinheiro para sua mãe e seu filho, para que ambos possam ter uma vida melhor. Com o falecimento de sua avó, Carlitos fica sozinho e decide tomar as rédeas do destino em suas próprias mãos. Ele segue para o norte, com o objetivo de cruzar a fronteira e se encontrar com a mãe. Viajando de uma aldeia rural no México até chegar a um bairro de Los Angeles, Carlitos enfrenta obstáculos que parecem insuperáveis, com uma determinação de aço e um otimismo inabalável, que conquistam o respeito e o afeto de seu relutante protetor, um trabalhador imigrante de meia-idade chamado Enrique (Eugenio Derbez). A inusitada dupla viaja de Tucson até o leste de Los Angeles, porém a única pista que Carlitos tem do paradeiro da mãe é a descrição que ela fez da esquina da rua de onde falou por telefone com ele todos os domingos dos últimos quatro anos. Sem saber que Rosario está a poucas horas de chegar ao México para se encontrar com o filho, Carlitos e Enrique vasculham desesperadamente a imensa e desconhecida cidade para encontrar o lugar que existe somente na imaginação do menino.




Vicky Cristina Barcelona (Vicky Cristina Barcelona)
(EUA, Espanha - 2008 - 96 min. - Comédia - Woody Allen)

Depois de três histórias situadas em Londres ("Match Point", "Scoop" e "O Sonho de Cassandra"), Woody Allen agora aponta a câmera para a arquitetura de Barcelona, onde encena um qüiproquó amoroso estrelado pela sua atual favorita, Scarlett Johansson, a novata Rebecca Hall e os atores espanhóis Javier Bardem e Penélope Cruz. Vicky (Hall) e Cristina (Johansson) são duas jovens amigas americanas com visões completamente diferentes sobre o amor. Elas desembarcam de férias em Barcelona e conhecem um pintor libertário e sedutor, interpretado por Bardem. De casamento marcado com um americano com cara de relógio parado, Vicky tenta resistir às investidas do pintor, mas acaba apaixonando-se secretamente por ele depois de uma noite furtiva. Já Cristina, que logo se entrega, acaba vivendo um affair a três com ele e sua ex-muher, interpretada por Penélope Cruz. EXTRA: Quando Allen ficou sabendo que a recepção do filme havia sido boa, ele disse: "Terminei este filme há vários meses, e, quando termino um filme, não sinto mais o menor interesse nele. Já recebi ótimas críticas de filmes que não ganharam um dólar nas bilheterias. Recebi críticas negativas de outros, e isso nunca significou nada. O fato de lhe chamarem de grande não faz você ser grande, e o fato de dizerem que um trabalho é terrível não o torna terrível. Eu me lembro de, anos atrás, voltar para casa depois de ter um grande triunfo com 'A Última Noite de Boris Grushenko' ('Love and Death') e, mesmo assim, a garota do apartamento em frente não quis sair comigo. Eu estava em casa, sozinho, comendo comida chinesa diretamente da embalagem, sem nada a fazer exceto assistir à televisão. O sucesso nunca significa nada".