quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Morre o roteirista John Michael Hayes, de Janela Indiscreta


O roteirista John Michael Hayes, responsável pelo script de alguns clássicos de Alfred Hitchcock, morreu de causas naturais ainda não divulgadas na quarta-feira (19/11) passada, informou a Variety.

Hayes tinha 89 anos e escreveu o roteiro de clássicos como Janela Indiscreta (1954), O Homem que Sabia Demais (1956), O Ladrão de Casaca (1955) e O Terceiro Tiro (1955), todos dirigidos por Hitchcock.

Segundo a publicação, o trabalho de Hayes deveria ser mais valorizado. A Variety cita o livro Writing With Hitchcock, no qual o autor Steven Derosa faz esta afirmação. Um desentendimento sobre os créditos do roteiro de O Homem que Sabia Demais fez com que o relacionamento profissional e pessoal do escritor com o cineasta chegasse ao fim.

O script de A Caldeira do Diabo (1957), também escrito por Hayes, foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. O longa ainda recebeu outras oito indicações, entre elas a de Melhor Filme, e virou um seriado para TV.

Hayes nasceu em Worcester, em Massachusetts (EUA), e começou a escrever para jornais e rádios. Depois de se formar na Massachusetts State College e servir o exército, o roteirista se mudou para Hollywood.

Ele começou a escrever roteiros nos anos 1950, sendo contratado pela Universal. Seu primeiro trabalho creditado por Red Ball Express (1950), de Budd Boettincher. Hayes rapidamente se destacou pelo comentado Disque Butterfield 8 (1960), que deu o primeiro Oscar de Melhor Atriz para Elizabeth Taylor. Durante os anos 1970, o roteirista trabalhou em seriados para TV, como Nevada Smith (1975) e Pancho Barnes (1988). Seu último trabalho creditado foi em Iron Will (1994), protagonizado por Kevin Spacey (Superman - O Retorno).

John Michael Hayes doou toda sua coleção de roteiros, fotografias, cartas e matérias publicadas durante sua carreira para o Dartmouth College em 1990. Ele também deu aula para roteiristas na instituição para um programa de estudo de cinema.

O roteirista foi casado com Mildred Hicks (falecida em 1989) por mais de quarenta anos e teve quatro filhos.


fonte: cineclik