terça-feira, 25 de novembro de 2008

Novidades da semana em DVD

Arca Russa (Russky Kovcheg)
(Rússia, Finlândia, Dinamarca, Canadá, Alemanha - 2002 - 97 min. - Drama - Aleksandr Sokúrov)

A Versátil, em parceria com a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, apresenta Arca Russa, a deslumbrante obra-prima do russo Aleksandr Sokúrov, um dos maiores cineastas da atualidade. Um museu como um ser vivo, uma entidade que respira e tem personalidade própria. Sokúrov empresta alma ao colossal palacete do Hermitage, em São Petersburgo, um dos maiores museus do mundo. Arca Russa foi filmado em um único plano-seqüência, sem cortes, que dura 97 minutos e atravessa 35 salas do museu, transformando a tela de cinema em um quadro vivo por onde desfilam personagens importantes da história da Rússia: Pedro, o Grande; Catarina, a Grande; Catarina II, Nicolau e Alexandra. Simbiose perfeita de cinema, história e artes plásticas, Arca Russa é uma experiência visual única e inesquecível.




Berlin Alexanderplatz - Versão Restaurada
(Berlin Alexanderplatz)
(Alemanha, Itália - 1980 - 941 min. - Drama - Rainer Werner Fassbinder)

A Versátil Home Video, com o apoio da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, do Goethe-Institut São Paulo, do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo e da Arvato Digital Services, apresenta, pela primeira vez no Brasil, a versão restaurada de Berlin Alexanderplatz, o épico de Rainer Werner Fassbinder. Essa edição especial com 6 DVDs traz a série com quase 16 horas de duração e um farto material extra, incluindo documentários e depoimentos. Baseando-se no grande romance expressionista de Alfred Döblin, Fassbinder nos conta a história de Franz Biberkopf que, após cumprir quatro anos de prisão, decide começar uma vida nova na Berlim do final dos anos 20. Será que Franz conseguirá se tornar um "homem decente" na corrosiva paisagem urbana da República de Weimar? Um verdadeiro monumento da arte cinematográfica do século XX, Berlin Alexanderplatz é a obra máxima de Fassbinder e uma fascinante reflexão sobre a Alemanha no período entre-guerras.




Cão vs. Cão
(Gau Ngao Gau)
(Hong Kong, Japão - 2006 - 108 min. - Policial - Pou-Soi-Cheang)

Pang é um assassino solitário e bem treinado que chega a Hong Kong para eliminar a esposa de um importante Juiz. Minutos após o crime hediondo, Wai, um detetive com um passado obscuro, já está em sua cola colocando em risco a segurança de todos os seus companheiros da polícia. Durante a perseguição o caminho de Pang cruza com o de Yue, uma garota maltratada pelo próprio pai. Pang a salva e juntos voltam ao Camboja, pouco a pouco tentam recomeçar uma nova vida sem imaginar que Wai ainda busca vingança a qualquer preço.




O Mahabharata (The Mahabharata)
(França, Inglaterra - 1989 - 325 min. - Drama - Peter Brook)

Extraordinário filme sobre o clássico hindu, que narra a luta entre clãs rivais para decidir o controle do mundo. "A Grande História dos Bharatas", a tradução literal, é o principal épico religioso da civilização indiana e também o maior poema de todos os tempos, com cerca de 200 mil versos. Para se ter uma idéia, isso equivale a sete vezes a soma da Ilíada com a Odisséia, os dois épicos atribuídos ao poeta grego Homero, que inauguram a literatura ocidental. Em sanscrito, bharatas quer dizer originalmente "saqueadores", termo que deu nome às tribos arianas que teriam ocupado a Índia por volta de 1.700 a.C., O Mahabharata narra a guerra entre Pandavas e Kauravas - duas famílias com laços de parentesco muito próximos - pela posse de um reino no norte da Índia. Os momentos que antecedem o confronto final, conhecido como Batalha de Kurukshetra, compõem o trecho mais famoso do poema, conhecido como Baghavad Gita ("Canção do Divino Mestre"). É quando o príncipe Arjuna, em crise de consciência por estar combatendo amigos e familiares, cogita desistir da luta e entra em diálogo com o deus Krishna, que o convence de que aquela guerra faz parte do destino do seu povo e não pode ser evitada. Nesse "grande poema do mundo", revelam-se as origens de crenças, lendas e personagens mitológicos da cultura oriental. Quem gosta da Índia, de sua filosofia e dos seus costumes, certamente vai adorar este filme. Tudo começa quando um velho sábio e poeta, chamado Vyasa, encontra um jovem príncipe e lhe pede que ouça a sua história. O príncipe revela-se ser o Ganesha, o deus de corpo humano e cabeça de elefante, que então começa a anotar tudo o que Vyasa lhe diz. Vyasa fala da criação da humanidade, da vinda de Krishna à Terra, como manifestação do deus Vishnu, da guerra entre os Pandavas e Kauravas e de inúmeras divindades e seres em luta com as suas paixões e os seus sentidos. O modo de vida, a busca da iluminação, a presença dos deuses entre os humanos, e a crença no karma e no dharma. Tudo está no filme, em interpretações vigorosas de um elenco bem heterogêneo: atores e atrizes de 42 países foram selecionados pelo diretor Peter Brook. Absolutamente imperdível.



O Miado do Gato (The Cat's Meow)
(Canadá, Alemanha, Inglaterra - 2001 - 114 min. - Comédia - Peter Bogdanovich)

Paródia de suposto fato real que envolveu assassinato. A lenda diz que William Randolph Hearst, a inspiração para ''Cidadão Kane'', teria mandado matar Charlie Chaplin por se envolver com sua amante. E errou o alvo.




O Mundo de Sofia
(Sofies Verden)
(Noruega - 2000 - 200 min. - Drama - Erik Gustavson)

A Versátil apresenta a versão integral em DVD duplo de O Mundo de Sofia, minissérie baseada no best-seller internacional de Jostein Gaarder, que vendeu mais de 20 milhões de livros ao redor do mundo e foi traduzido para mais de 40 idiomas. Às vésperas de completar 15 anos, Sofia Amundsen recebe mensagens anônimas com perguntas intrigantes, como "quem é você?" e "de onde vem o mundo?". A partir dessas mensagens, ela se torna aluna do misterioso Alberto Knox, que a acompanha em uma fascinante jornada pela história da Filosofia, de Sócrates até os dias de hoje, passando pela Idade Média, o Iluminismo, a Revolução Francesa e a Revolução Russa. Como o livro no qual se baseia, a minissérie O Mundo de Sofia é uma introdução inteligente e divertida à história da Filosofia, recomendada a todos que têm paixão pelo conhecimento.




O Procurado
(Wanted)
(EUA - 2008 - 110 min. - Ação, Aventura - Timur Bekmambetov)

Wesley é um jovem que leva uma vida entediante e sem grandes aspirações. Ao receber a notícia de que seu pai (Com quem mantinha pouquíssimo Contato) foi assassinado, descobre que o velho trabalhava numa organização secreta de assassinos. Recrutado para ingressar no grupo, Wesley descobre ser dono de habilidades fantásticas e passa a viver incríveis e perigosas aventuras, nesta produção com cenas de ação de tirar o fôlego.





Réquiem (Requiem)
(Alemanha - 2006 - 93 min. - Suspense - Hans-Christian Schmid)

A versão alemã - e original - para a mesma história que inspirou o fraco O Exorcismo de Emily Rose deleta o processo pós-morte, foco do filme hollywoodiano, e se atém à cronologia dos eventos que aconteceram com a moça. A opção é passar longe do terror, o que, de certa forma, faz alguma falta, e se concentrar na perturbação da protagonista, que desta vez ganhou uma boa intérprete. Não há busca por choque ou sustos, não se trata de um filme de suspense, mas um retrato psicológico, o que pode ser enfadonho para muitos espectadores.




Star Wars - The Clone Wars (Star Wars - The Clone Wars)
(EUA - 2008 - 98 min. - Animação - Dave Filoni)

Enquanto as guerras clônicas varrem a galáxia, os heróicos Cavaleiros Jedi lutam para manter a ordem e restaurar a paz. Anakin Skywalker e sua Padawan, Ahsoka Tano, estão em missão de grande alcance, que os leva a encarar o senhor do mal, Jabba, The Hutt. Na linha de frente das guerras clônicas, Obi-Wan Kenobi e Mestre Yoda lideram um grande exército para resistir às forças do lado negro.