sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (05/12/08)

A Fronteira da Alvorada (La Frontière de l'aube)
(França - 2008 - 106 min. - Drama - P&B - 14 anos)
(Direção: Philippe Garrel. Elenco: Louis Garrel, Laura Smet, Clémentine Poidatz)

Carole é uma estrela de cinema. Apesar da fama, ela vive praticamente sozinha. O marido, que trabalha em Hollywood, parece desprezá-la. É quando surge na vida de Carole um fotógrafo que quer registrar seus momentos mais íntimos. "Rico em musas, de Anna Karina a Ludivine Sagnier, o cinema francês sabe o fascínio que exerce a beleza de uma atriz. É por essa beleza que se apaixona François (Louis Garrel), o protagonista de A Fronteira da Alvorada. Ainda mais porque François é fotógrafo - é desse fascínio que ele vive. A musa é Carole (Laura Smet), atriz solitária, ainda que rodeada de amigos, com histórico de turbulências, casada com um profissional hollywoodiano. Essas informações só recebemos depois. Antes de mais nada há a imagem de Carole, que posa para François em um apartamento em Paris: o rosto arredondado, os seios pequenos, os olhos e os cabelos claros que se valorizam com a fotografia em preto-e-branco." (Marcelo Hessel - Omelete)




A Lista - Você Está Livre Hoje? (Deception)
(EUA - 2008 - 108 min. - Suspense - 14 anos)
(Direção: Marcel Langenegger. Elenco: Hugh Jackman, Ewan McGregor, Michelle Williams)

Você está livre hoje? Esta é uma pergunta simples... mas a maneira como um homem a responde pode mudar sua vida para sempre. Esse homem é Jonathan McQuarry (Ewan McGregor), um auditor corporativo anônimo à deriva em meio à elite do poder de Nova York. Definir Jonathan como “workaholic” seria um eufemismo. Porém, um encontro casual com Wyatt Bose (Hugh Jackman), um carismático advogado corporativo, introduz Jonathan a uma Nova York que só existe para os privilegiados – um decadente playground da nata executiva de Manhattan. No mundo de Wyatt, homens vestem ternos de quatro mil dólares e afrouxam a gravata em boates esfumaçadas ao lado de mulheres maravilhosas. Todas disponíveis. Mas e os corretores que trabalham dezoito horas por dia e não têm tem tempo para uma vida social? Para eles existe “a lista”: um clube do sexo, por assim dizer, onde o telefone certo e quatro palavrinhas – “você está livre hoje?” – podem levá-lo a uma noite de completa satisfação sexual. Conforme explica a primeira conquista de Jonathan, trata-se de um mundo de “sexo por sexo, sem nomes”, através do qual ele descobre um lado seu que até então não conhecia. Mas um caso com uma estonteante e misteriosa desconhecida que atende por “S” (Michelle Williams) irá introduzi-lo a um outro mundo que ele jamais imaginou – um mundo de traição e assassinato.




Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei (Appaloosa)
(EUA - 2008 - 114 min. - Faroeste - 12 anos)
(Direção: Ed Harris. Elenco: Jeremy Irons, Ed Harris, Viggo Mortensen)

Dois pistoleiros são contratados para tomar conta de uma pequena cidade chamada Appaloosa, que está sofrendo nas mãos de um brutal rancheiro sem respeito pela lei. Do alto da colina, uns dez índios cercam as saídas dos dois homens da lei, dos dois pistoleiros e do condenado pela justiça. Um cavalo já foi morto na primeira troca de tiros. A segunda promete ser definitiva. Um dos homens da lei sobe a colina para negociar. Consegue, milagrosamente, evitar um derramamento de sangue. Ganha em troca um... corsete. No faroeste Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei, estrelado por homens de porte e feições duras como Ed Harris, Viggo Mortensen e Jeremy Irons, tudo gira em torno de uma mulher. Por incrível que parece, mata-se e morre-se na pequena e poeirenta Appaloosa por causa de Renée Zellweger.




Colegiais em Apuros (When Did You Last See Your Father?)
(EUA - 2008 - 95 min. - Comédia - 16 anos)
(Direção: Deb Hagan. Elenco: Drake Bell, Andrew Caldwell, Andree Moss)

Três alunos do último ano do colégio vão passar um fim de semana numa faculdade para descobrir como é a vida universitária. Quando o anão Verne Troyer aparece no meio de uma festa em Colegiais em Apuros interpretando a si mesmo, a reação inicial dos personagens não difere muito daquela do espectador: "It's fucking Mini-Me!", exclamam com todas as letras. Ele desabotoa a calça e urina na cara de um desafortunado, o que pelo menos faz esquecer da cena anterior dos colegiais tomando tequila pelas curvas de um universitário peludo.




Entre Lençois (Entre Lençois)
(Brasil - 2008 - 96 min. - Comédia, Romance - 14 anos)
(Direção: Gustavo Nieto Roa. Elenco: Reynaldo Giannechini, Paola Oliveira)

Paula e Roberto se conhecem numa boate. Ela está prestes a se casar e ele acaba de sair de uma longa relação. Os dois acabarão passando a noite toda num motel, onde - entre uma transa e outra - discutem sobre amor, desejo e inseguranças. Versão em português da produção colombiana "Entre Sabanas", assinada pelo mesmo Gustavo Nieto Roa.


Memória Para Uso Diário (Memória Para Uso Diário)
(Brasil - 2007 - 94 min. - Documentário - 10 anos)
(Direção: Beth Formaggini)

Ivanilda busca evidências que provem que seu marido, desaparecido desde 1975, foi preso pelo governo brasileiro. Romildo procura pelo corpo de seu irmão num cemitério do subúrbio carioca. Mães choram por seus filhos, assassinados pela polícia nas favelas. Elas pertencem ao grupo "Tortura Nunca Mais" que, interagindo entre a lembrança traumática e o esquecimento, trazem à tona a memória de fatos recentes. Revelam ainda a seletividade da história oficial e constroem uma memória política. Pensam o passado para que possam libertar o futuro dos fantasmas que ainda os perseguem no presente.




Quando Você Viu Seu Pai Pela Última Vez? (When Did You Last See Your Father?)
(Reino Unido, Irlanda - 2007 - 92 min. - Drama - 14 anos)
(Direção: Anand Tucker. Elenco: Jim Broadbent, Colin Firth, Juliet Stevenson)

Escritor, filho de um médico, se ressente por nunca ter sido aceito pelo pai. Agora que o velho está doente, eles têm a última chance de se entender. Logo nos primeiros minutos o drama britânico Quando Você Viu seu Pai pela Última Vez? nos dá as coordenadas de seu conflito principal. Quando pequeno, o filho invejava a lábia e a malandragem do pai. Adulto, se ressente por nunca ter ganhado do velho o reconhecimento que merecia. Algo aconteceu nesse meio tempo (na verdade, quase 30 anos, dos anos 60 até 1989) que azedou a relação - e é isso que o diretor Anand Tucker quer nos mostrar.