sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (19/12/08)

Crepúsculo (Twilight)
(EUA - 2008 - 120 min. - Suspense)
(Direção: Catherine Hardwicke; Elenco: Kristen Stewart, Michael Welch, Robert Pattison)

Essa é adaptação de uma série de dez histórias criadas pela americana Stephenie Meyer. "Crepúsculo" poderia ser como qualquer outra história não fosse um elemento irresistível: o objeto da paixão da protagonista é um vampiro. Isabella Swan (Kristen Stewart) chega à nublada e chuvosa cidadezinha de Forks - último lugar onde gostaria de viver. Tenta se adaptar à vida provinciana na qual aparentemente todos se conhecem, lidar com sua constrangedora falta de coordenação motora e se habituar a morar com um pai com quem nunca conviveu. Em seu destino está Edward Cullen (Robert Pattinson). Ele é bonito, perfeito, misterioso e, à primeira vista, hostil à presença de Bella o que provoca nela uma inquietação desconcertante. Ela se apaixona. Ele, no melhor estilo "amor proibido", alerta: Sou um risco para você. Ela é uma garota incomum. Ele é um vampiro. Ela precisa aprender a controlar seu corpo quando ele a toca. Ele, a controlar sua sede pelo sangue dela. Em meio a descobertas e sobressaltos, Edward é, sim, perigoso: um perigo que qualquer mulher escolheria correr. Nesse universo fantasioso, os personagens construídos pela autora Stephenie Meyer - humanos ou não - se mostram de tal forma familiares em seus dilemas e seu comportamento que o sobrenatural parece real. Meyer torna perfeitamente plausível - e irresistível - a paixão de uma garota de 17 anos por um vampiro encantador.



Gomorra (Gomorra)
(Itália - 2008 - 137 min. - Drama, Thriller)
(Direção: Matteo Garrone; Elenco: Toni Servillo, Gianfelice Imparato, Maria Nazionale)

Poder, dinheiro e sangue: esses são os "valores" que os residentes das províncias de Nápoles e Caserta têm de enfrentar todos os dias. Eles raramente têm alguma chance e praticamente são obrigados a obedecer as regras do sistema -chamado Camorra. Apenas alguns poucos podem pensar em ter uma vida normal. Neste cenário são desesvolvidas cinco histórias de pessoas que vivem num mundo aparentemente imaginário, mas profundamente afogado na realidade.




Otávio e as Letras (Otávio e as Letras)
(Brasil - 2007 - 83 min. - Drama)
(Direção: Marcelo Masagão; Elenco: Donizete Mazonas, Arieta Corrêa, Victoria Camargo, Nilce Cosomski, Fábio Malavoglia, Heitor Goldflus)

Otávio é um homem calado, estranho e que adora letras. Explicando melhor, tudo o que está escrito. Palavras, letrinhas. Ele sai pelas ruas e por onde passa vai recolhendo papéis, embalagens, jornais ou qualquer coisa que tenha, portanto, algo escrito. Sua vida e comportamento se confrontam quando ele conhece uma vizinha que gosta de imagens e, assim, tira fotografias da janela de seu apartamento. Novo filme do revolucionário Marcelo Masagão - criador de obras-primas como Nós que Aqui Estamos, por Vós Esperamos e 1,99 - Um Supermercado que Vende Palavras, 'Otávio e as Letras' cria um grande painel de obsessões na cidade de São Paulo.