quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (26/12/08)

Café dos Maestros
(Cafe de los Maestros)
Produção: Argentina, Brasil, EUA - 2008
Gênero: Documentário
Duração: 100 min.
Classificação: Livre
Distribuidora: VideoFilmes
Direção: Miguel Kohan

Tango não é apenas uma dança, tango é um estilo de vida. O Tango pertence à Argentina - e em especial às cidades de Buenos Aires e Rosário, onde a dança é muito mais que um simples eco nostálgico. Muitos dos idosos continuam a praticar - alguns deles o fazem há oitenta anos. Temos o retrato de alguns destes músicos excepcionais, incluindo criadores de repertório clássicos do tango e fundadores de uma variedade de estilos e escolas, bem como os membros das bandas e orquestras que alcançaram a fama nos anos 1940 e 1950, na era dourada do tango. Vários protagonistas se tornaram grandes nomes no exterior, enquanto outros restringiram sua atuação ao interior da Argentina. O músico e compositor argentino Gustavo Santaollala atua como guia, para apresentar as grandes estrelas do famoso ritmo - Leopoldo Federico, Lágrima Ríos e seu violonista Aníbal Arias, além do dueto Libertella e José Luis Stazo. O clímax acontece em uma noite no famoso Teatro Colón de Buenos Aires.



Coração de Tinta - O Livro Mágico

(Inkheart)
Produção: Alemanha, Inglaterra, EUA - 2008
Gênero: Fantasia, Aventura
Duração: 105 min.

Classificação: Livre
Distribuidora: Playarte

Direção: Iain Softley

Elenco: Brendan Fraser, Andy Serkis, Eliza Bennett, Paul Bettany

Toda a fantasia de "Coração de Tinta" é baseada no best seller de Cornelia Funke, cuja história lança um pai dedicado e sua filha numa jornada através de diversos mundos – reais e imaginários. Mortimer “Mo” Folchart (Brendan Fraser) e sua filha Meggie (Eliza Hope Bennett), de 12 anos de idade, compartilham uma imensa paixão por livros e suas histórias. Entretanto, ser leitor ávido não é a única característica peculiar de Mo, que guarda um segredo: um talento fabuloso. Embora Meggie não saiba, seu pai é capaz de dar vida a qualquer personagem dos livros que ele lê em voz alta, trazendo-os para o nosso mundo. Mas como todo grande dom carrega grande responsabilidade, para cada personagem que ganha vida em nosso mundo, alguém real se transporta para as páginas dos livros. Em uma de suas visitas a um sebo perdido, Mo escuta algumas vozes que não ouvia há muito tempo. Quando ele encontra o volume de onde elas partem, um calafrio percorre sua espinha. É Coração de Tinta, um livro repleto de ilustrações de castelos medievais e criaturas estranhas – é o livro que ele procura desde que Meggie tinha três anos de idade, quando sua mãe, Teresa (Sienna Gillory) desapareceu dentro daquele mundo místico. Porém, o plano de Mo para encontrar o livro e utilizá-lo para resgatar Teresa é frustrado quando Capricórnio (Andy Serkis), o vilão maligno de Coração de Tinta, seqüestra Meggie e obriga Mo a trazer outros personagens malévolos para o nosso mundo. Determinado a resgatar sua filha e devolver os personagens ao lugar onde pertencem, Mo reúne um grupo improvável e meio maluco de aliados – tanto do mundo real, quanto do literário – e embarca numa jornada perigosa e arriscada para devolver a ordem ao mundo.



Juventude

(Juventude)
Produção: Brasil - 2008
Gênero: Drama

Duração: 72 min.

Classificação: 12 anos
Distribuidora: Filmes do Estação

Direção: Domingos Oliveira
Elenco: Domingos Oliveira, Paulo José, Aderbal Freire Filho

David, Antonio e Ulisses foram amigos a vida toda. Desde sua reunião, ainda adolescentes, para uma representação colegial de "A Ceia dos Cardeais", de Julio Dantas, o clássico português. Passados 50 anos, reúnem-se uma noite para comemorar seu encontro e efetuarem um balanço das suas vidas e, particularmente, seus amores. Trata-se de um estudo da psicologia e problemática dos homens entre 65 e 70 anos. O trabalho contém na sua gênese a intenção de resultar num filme belo e profundo, além de engraçado que estude sem medo e francamente, a situação psicológica e filosófica dos "cardeais". Homens inteiros, ainda sem os beneplácitos da senilidade, no entanto próximos e diante de seu próprio fim.



Marley e Eu

(Marley & Me)
Produção: EUA - 2008

Gênero: Comédia, Drama
Duração: 118 min.
Classificação: Livre
Distribuidora: Fox
Direção: David Frankel
Elenco: Jennifer Aniston, Owen Wilson

Owen Wilson e Jennifer Aniston passarão por momentos difíceis ao lado de um cachorro hiper-ativo. Eles são os protagonistas de "Marley & Me", adaptação do best-seller escrito por John Grogan. Na história, John (Wilson) e Jenny (Aniston) haviam acabado de se casar. Eles eram jovens e apaixonados, vivendo em uma pequena e perfeita casa e nenhuma preocupação. Jenny queria testar seu talento materno antes de enveredar pelo caminho da gravidez. Ela temia não ter vindo com esse “dom” no DNA, justamente porque matara uma planta por excesso de cuidado: afogando-a. Então, eles decidiram ter um mascote. Vão a uma fazenda, escolhem Marley, ao tomar contato com uma ninhada, porque também ficam encantados com a doçura da mãe, Lily; só depois tem uma rápida visão do pai, Sammy Boy, um cão rabugento, mal-encarado e bagunceiro. Rezam para que Marley tenha puxado á mãe, porém suas “preces” não são atendidas. A vida daquela família nunca mais seria a mesma. Marley rapidamente cresceu e se tornou um gigantesco e atrapalhado labrador de 44kg, um cão como nenhum outro. Ele arrebentava portas por medo de trovões, rompia paredes de compensado, babava nas visitas, apanhava roupas de varais vizinhos, e comia praticamente tudo que via pela frente, incluindo tecidos de sofás e jóias. As escolas de adestramento não funcionaram - Marley foi expulso por ter ridicularizado a treinadora. Mas, acima de tudo, Marley tinha um coração puro e a sua lealdade era incondicional.





Sete Vidas

(Seven Pounds)
Produção: EUA - 2008

Gênero: Drama
Duração: 122 min.

Classificação: 14 anos
Distribuidora: Sony
Direção: Gabriele Muccino
Elenco: Will Smith, Woody Harrelson, Rosario Dawson

"Sete Vidas" levanta questões perturbadoras acerca da vida e da morte, arrependimento e perdão, estranhos e amizades, amor e redenção – e explora as relações que unem os destinos das pessoas de modos surpreendentes. Tudo começa com uma lista de sete nomes: Ben Thomas, Holly Apelgren, Connie Tepos, George Ristuccia, Nicholas Adams, Ezra Turner e Emily Posa. A única coisa que eles têm em comum é o fato de todos terem chegado a um momento decisivo em suas vidas em que precisam desesperadamente de ajuda – financeira, espiritual ou médica - e, sem que eles saibam, também o fato de cada um deles ter sido escolhido por Ben para ser parte do seu plano de redenção. Mas é Emily Posa (Rosario Dawson), uma paciente cardiopata cheia de vida, quem trava suas engrenagens ao fazer a única coisa que Ben julgou impossível – aproximar-se dele – e quem vira ao avesso a sua visão do mundo e do que é possível.




Um Conto de Natal

(Un Conte de Noël)
Produção: França - 2008

Gênero: Drama, Comédia
Duração: 150 min.

Classificação: 14 anos
Distribuidora: Imovision
Direção: Arnaud Desplechin

Elenco: Catherine Deneuve, Mathieu Amalric, Chiara Mastroianni

O casal Abel e Junon tem dois filhos, Joseph e Elizabeth. Vítima de uma raro distúrbio genético, a única esperança de Joseph é um transplante de medula óssea. Mas tanto Abel e Junon quanto a filha Elizabeth são incompatíveis, o que leva os pais a tentar um terceiro filho. Assim nasce Henri, que infelizmente também tem incompatibilidade e não pode salvar o irmão. Joseph morre anos sete anos de idade. O episódio vai marcar a vida de todos para sempre. Muito tempo se passa e a relação da família Vuillard só piora. Em particular, entre os irmãos Elizabeth, agora uma mulher autoritária, e Henri, um homem cínico que divide o tempo entre mulheres e bebidas. Após uma discussão, Elizabeth proíbe o irmão de ver o sobrinho Paul, um jovem adolescente que tem sérios problemas mentais.



Um Homem Bom

(Good)
Produção: Inglaterra, Alemanha - 2008
Gênero: Drama
Duração: 96 min.

Classificação: 12 anos
Distribuidora: Imagem

Direção: Vicente Amorim

Elenco: Viggo Mortensen, Mark Strong, Jason Isaacs

John Halder (Viggo Mortensen) é um homem bom e decente que tem uma família problemática. A esposa é neurótica, os filhos são exigentes e uma mãe doente. Professor de literatura, Halder explora as circunstância de sua vida pessoal num romance no qual defende a eutanásia. Quando o livro é subitamente inscrito numa lista de apoio à propaganda do governo, Halder vê sua carreira ascender numa corrente de nacionalismo e prosperidade. Mas é a partir disso que as escolhas de Halder causarão efeitos devastadores. "Um Homem Bom é um olhar pessoal e particular na vida de um homem, através do qual contamos uma história universal", conta o diretor Vicente Amorim. “É sobre as escolhas que nós mesmos fazemos na vida diária. Na maioria das vezes, nossas opções são razoavelmente sensatas, mas o fato é que cada escolha que fazemos tem conseqüências que estão além de nosso controle e algumas podem ser terríveis”. “Halder e a esposa (Anastasia Hille) têm um relacionamento amoroso, mas sem paixão, e a responsabilidade pela criação das crianças recai muito sobre ele”, diz Viggo Mortensen. “Sua mãe senil (Gemma Jones) também mora com eles, exigindo cuidados constantes. É um ambiente familiar caótico”. O roteirista John Wrathall disse: “Halder está numa crise de meia-idade, olhando ao redor e pensando: É só isso? Isso que me aguarda pelo resto de minha vida?”