quarta-feira, 24 de dezembro de 2008

Robert Mulligan, diretor de "O Sol É Para Todos", morre, aos 83 anos


Robert Mulligan, diretor de "O Sol É Para Todos" (1962), morreu no sábado (20/12), aos 83 anos de idade, em sua casa em Lyme, no estado americano de Connecticut. A informação foi divulgada pela viúva do cineasta, Sandy Mulligan. Ele sofria de problemas cardíacos.

Mulligan foi indicado ao Oscar de direção por "O Sol É Para Todos" (1962), adaptação do romance homônimo escrito por Harper Lee, autora americana ganhadora de um Pulitzer.

Protagonizado por Gregory Peck, o filme fala de racismo em uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos. Outro filme de sucesso do cineasta foi "Verão de 42" (1972), pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de direção - o filme conta a história da relação entre um garoto e a viúva de um soldado americano.

Mulligan também dirigiu o primeiro filme de Reese Witherspoon, "The Man in the Moon".

Mulligan dirigiu cinco atores em performances indicadas ao Oscar: Gregory Peck e Mary Bedham no já citado "O sol é para todos", Natalie Wood em "O preço de um prazer", Ruth Gordon em "À procura do destino"; e Ellen Burstyn em "Tudo bem no ano que vem".

Peck ganhou o Oscar pelo papel do advogado Atticuz Finch em "O sol é para todos".

Mulligan era formado em jornalismo e literatura e trabalhou por seis meses no jornal "The New York Times". Ao trabalhar na CBS, se tornou assistente de produção e então ganhou a chance de dirigir a série "Suspense".

O diretor começou sua carreira na TV e estreou nas telonas em 1957 com o filme Fear Strikes Out, história do jogador de baseball Jimmy Piersall. Em 1982, Mulligan comandou Kiss me Goodbye, remake do longa brasileiro Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976).

Ele também dirigiu peças de teatro na Broadway.

fonte: uol cinema / g1 / cineclick / Reuters