segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Estilista francês morre em Cannes


Morreu nesta segunda-feira (29/12) o estilista francês Ted Lapidus, considerado um guru da moda. Ele estava internado num hospital em Cannes e não resistiu a um caso de insuficiência respiratória; Lapidus tinha 79 anos.

Em homenagem póstuma ao estilista, o presidente francês Nicolas Sarkozy afirmou que Lapidus "democratizou o classicismo e elegância francês" por meio de seu trabalho como estilista, fazendo com a moda "fosse acessível a homens e mulheres nas ruas".

Lapidus nasceu em 23 de junho de 1929, em Paris, na França. Filho de um imigrante russo que trabalhava como costureiro na França, foi durante décadas o estilista mais reconhecido da moda francesa, principalmente nos anos 70, quando a atriz Brigitte Bardot (...E Deus Criou a Mulher) tornou-se sua principal admiradora em público, ajudando a promover seu trabalho.

Em 1955, Lapidus trabalhou com figurino de cinema pela primeira vez, em Os Amores de Frou-Frou (foto). No ano seguinte, assinou o figurino de Bob, O Jogador. Seus créditos no cinema incluem Le Feu Aux Poudres (1957), À Cause, À Cause D'une Femme (1963), Ho! (1968), Um Homem Como Poucos (1970) e Le Seins De Glace (1974), este último estrelado por Alain Delon.


fonte: cineclik