sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (23/01/09)

Austrália
(Austrália)
Produção: EUA, Austrália - 2008
Gênero: Romance, Drama
Duração: 165 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Fox
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Nicole Kidman, Hugh Jackman, David Wenham, Bryan Brown, Essie Davis

O filme conta a história de uma aristocraca inglesa, interpretada por Nicole Kidman, responsável por herdar um grande rancho. À medida que um barão inglês do gado procura comprar as terras da mulher, ela, de maneira relutante, se alia a um vaqueiro, vivido por Hugh Jackman ("X-Men" e "Fonte da Vida"), com o objetivo de retirar as suas cabeças de gado do local. Essa viagem, todavia, os levará a Darwin, cidade australiana prestes a ser bombardeada pelas forças japonesas, no começo da Segunda Guerra Mundial. Extras: Para a musa Nicole Kidman, este é o longa-metragem dos seus sonhos. Ele é escrito e dirigido pelo aclamado Baz Luhrmann, com quem Kidman trabalhou anteriormente no musical "Moulin Rouge". A vencedora do Oscar de Melhor Atriz por "As Horas" comentou ser extraordinário participar de um épico como "Austrália", e confessou ser algo que sonhava em fazer desde que era uma criança. "Para 'Moulin Rouge' fizemos tudo no estúdio, mas para esse filme estivemos em locações o tempo inteiro - em Darwin, em Queensland e depois acampamos em tendas no meio do deserto", narrou uma empolgada Kidman. Aos quarenta anos, a atriz disse que uma das coisas que a fez mais feliz durante as filmagens foi não precisar fazer uso de tela verde - recurso utilizado para realização de efeitos visuais. "Me tornei atriz porque queria atuar ao lado de outros atores. Essa é a beleza do filme de Baz [Luhrmann] - você está na locação respirando o ar, sentindo o impacto do pôr-do-sol", finalizou. Hugh Jackman também comentou: "Este filme estará em uma escala jamais vista antes. É de longe o maior filme australiano já feito", disse o astro. Hugh ainda comentou um pouco mais sobre o projeto. "É tão bom ver australianos em smokings. É como o elenco de Happy Feet [outro filme o qual contou com dublagem de Jackman e Kidman, ambos australianos]".




Juventude
(Juventude)
Produção: Brasil - 2008
Gênero: Drama

Duração: 72 min.

Classificação: 12 anos
Distribuidora: Filmes do Estação

Direção: Domingos Oliveira
Elenco: Domingos Oliveira, Paulo José, Aderbal Freire Filho
Estréia:
São Paulo (estreou no Rio de Janeiro em 25/12/2008)

David, Antonio e Ulisses foram amigos a vida toda. Desde sua reunião, ainda adolescentes, para uma representação colegial de "A Ceia dos Cardeais", de Julio Dantas, o clássico português. Passados 50 anos, reúnem-se uma noite para comemorar seu encontro e efetuarem um balanço das suas vidas e, particularmente, seus amores. Trata-se de um estudo da psicologia e problemática dos homens entre 65 e 70 anos. O trabalho contém na sua gênese a intenção de resultar num filme belo e profundo, além de engraçado que estude sem medo e francamente, a situação psicológica e filosófica dos "cardeais". Homens inteiros, ainda sem os beneplácitos da senilidade, no entanto próximos e diante de seu próprio fim.






Novo Século Americano

(Il nuovo secolo americano / The New American Century)
Produção: Itália - 2007
Gênero: Documentário

Duração: 94 min.

Classificação: a definir
Distribuidora:
MovieMobz
Direção:
Massimo Mazzucco

Após apresentar as inconsistências da versão oficial dos atentados de 11 de setembro no documentário "11 de Setembro - O Engano Global", em "Novo Século Americano" o diretor Massimo Mazzucco aborda os bastidores históricos, filosóficos e econômicos dos ataques terroristas de 2001, sugerindo que eles não foram perpetrados por terroristas muçulmanos, mas concebidos e orquestrados pela própria administração americana que estava no poder à época dos eventos.




Rumba
(Rumba)
Produção: França, Bélgica - 2008
Gênero: Comédia

Duração: 77 min.

Classificação:
a definir
Distribuidora: Filmes do Estação

Direção:
Dominique Abel, Fiona Gordon e Bruno Romy
Elenco:
Dominique Abel, Fiona Gordon, Philippe Martz

Casal de professores de uma escola rural tem em comum a paixão por danças latinas. Um acidente de carro, depois de uma competição de dança, vai mudar a vida dos dois.




Surpresas do Amor
(Four Christmases)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Comédia

Duração: 89 min.

Classificação:
12 anos
Distribuidora: Playarte

Direção:
Seth Gordon
Elenco:
Reese Witherspoon, Vince Vaughn, Robert Duvall

Os pais dele são divorciados. Os dela também. Todos eles se casaram de novo. E como quatro famílias são demais para qualquer um, Brad (Vince Vaughn) e Kate (Reese Whiterspoon) sempre viajam nas férias de fim de ano. Só que desta vez todos os vôos foram cancelados e eles serão obrigados a encarar as tradicionais reuniões familiares. Imagine só a confusão que este jovem casal vai enfrentar para conseguir visitar (e levar os presentes) estas quatro casas diferentes durante o Natal.




Um Faz De Conta Que Acontece
(Bedtime Stories)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Comédia

Duração: 95 min.

Classificação:
a definir
Distribuidora: Sony

Direção:
Adam Shankman
Elenco:
Adam Sandler, Keri Russell, Zoe Pauliks

Em seu primeiro trabalho com a Walt Disney Pictures, o ator Adam Sandler é o protagonista da comédia familiar "Um Faz De Conta Que Acontece", um conto de fadas moderno sobre esperança e desejos, dirigido por Adam Shankman (“Hairspray - Em Busca da Fama”). Embora não seja um filme natalino típico, o lançamento nos Estados Unidos foi no dia de Natal. Sandler continua no papel de azarado, mas desta vez está menos irado do que em personagens anteriores. No filme, seu pai tinha um motel em Hollywood, mas é obrigado a vendê-lo para um hoteleiro que tem pavor de germes. Agora, o filho tem de trabalhar como "faz-tudo" no hotel de luxo construído no local onde ficava o motel do pai. Quando sua irmã, interpretada pela atriz Courtney Cox (a Monica do seriado “Friends”), perde o emprego como diretora de escola, passa a dividir-se entre as entrevistas de emprego e um bico como babá dos filhos de uma amiga, tarefa para a qual recruta o irmão para ajudá-la. O personagem de Sandler não leva o menor jeito com crianças - sua única habilidade é mudar as histórias para dormir. Logo, as crianças começam a contribuir e até a editar suas histórias (preferindo finais felizes). Então, estranhamente, partes das histórias começam a acontecer na vida real e Sandler tenta entender por que isso acontece.




Um Táxi Para a Escuridão
(Taxi to the Dark Side)
Produção: EUA - 2007
Gênero: Documentário

Duração: 106 min.

Classificação: a definir
Distribuidora:
MovieMobz
Direção:
Alex Gibney

Documentário que apresenta a cruel prática de tortura cometida pelos Estados Unidos no Afeganistão, Iraque e Baía de Guantanamo (Cuba). O filme tem como pano de fundo a história de um motorista de táxi afegão que foi preso, torturado e morto em 2002.




Na próxima semana: Barry e a Banda das Minhocas, Foi Apenas Um Sonho, Katyn, Ninho Vazio, Sim Senhor. Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.