sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasilero (16/01/09)


Appaloosa - Uma Cidade Sem Lei
(Appaloosa)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Faroeste
Duração: 114 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Playarte
Direção: Ed Harris
Elenco: Jeremy Irons, Ed Harris, Viggo Mortensen
Estréia: Rio de Janeiro (estreou em São Paulo em 5/12/2008)

Sinopse: Appaloosa é uma cidade de mineradores do Velho Oeste. Em 1882, seus habitantes presenciam a passagem do agente federal Virgel Cole (Ed Harris) e seu assistente e parceiro Everret Hitch (Viggo Mortensen), cuja fama de pacificadores os precedia nas cidades sem lei naquela terra de ninguém. Esse é o princípio de "Appaloosa – Uma Cidade sem Lei", que reúne em seu elenco Viggo Mortensen (indicado ao Oscar de Melhor Ator por “Senhores do Crime”), Ed Harris (indicado quatro vezes ao Oscar, entre eles pelo filme “Pollock”), Renée Zellweger (vencedora da estatueta por “Cold Mountain”) e o veterano Jeremy Irons (vencedor do Oscar de Melhor Ator por “O Reverso da Fortuna”). Esse faroeste dirigido pelo próprio Ed Harris é adaptação do romance homônimo de Robert B. Parker. Esses elementos dão vida à pequena cidade mineradora de Appaloosa, onde um rancheiro poderoso e implacável chamado Randall Bragg (Jeremy Irons) controla tudo e todos com seu bando de pistoleiros sem alma. Quando o xerife local é assassinado a sangue frio, Virgil Cole e Everret Hitch são contratados para encontrar o matador e levá-lo à justiça. Enquanto começam a estabelecer a nova ordem na base dos tiros e da coragem, Cole e Hitch dão de cara com uma misteriosa e provocativa recém-chegada. Allison Frence (Renée Zellweger) se comporta de modo tão surpreendente e inesperado que pode minar o foco e, acima de tudo, destruir essa parceria construída ao longo de décadas de tiroteios e camaradagem entre esses dois homens da lei.






As Testemunhas

(Les témoins)
Produção: França - 2007
Gênero: Drama
Duração: 115 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Filmes do Estação
Direção: André Téchiné
Elenco: Michel Blanc, Emmanuelle Béart, Sami Bouajila
Estréia: Rio de Janeiro

Sinopse: Manu tem 20 anos quando chega a Paris para procurar emprego. No começo, ele se muda com sua irmã, Julie, que aluga um quarto em um hotel barato. A vida de Julie gira em torno da música. Ela treina para ser uma cantora de ópera e se esforça para manter a devida distância de seu irmão, que parece estar sempre em ebulição. Manu é um pássaro noturno. Uma noite ele encontra Adrien, um extrovertido e bem cuidado médico homossexual de 50 e poucos anos, por quem sente uma atração platônica. Adrien rapidamente introduz Manu ao seu círculo de amizades. E o leva a uma viagem de barco no Mediterrâneo com um jovem casal: Mehdi, que é policial, e Sarah, uma escritora. O nascimento do primeiro filho, parece ter feito esse casal pouco convencional ainda mais feliz, mas as aparências enganam. Para Medhi, a paternidade aumentou seu lado tirânico, o que levou a um comportamento excessivo tanto no trabalho quanto na sua rotina sexual. Por outro lado, Sarah está impossibilitada de levar a cabo sua função de mãe, pois sente que isso diminuí sua identidade enquanto mulher. Incapaz de se vincular ao bebê, mergulha em seus escritos, numa busca desesperada por inspiração. A chegada de Manu em Paris cria ondas arrebatadoras nos relacionamentos de todos eles. Sem querer, Manu os força a encarar seus verdadeiros desejos.




Beijo na Boca, Não!
(Pas sur la bouche)
Produção: França, Suiça - 2003
Gênero: Comédia
Duração: 115 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Pandora
Direção: Alain Resnais
Elenco: Sabine Azéma, Pierre Arditi, Lambert Wilson

Sinopse: Durante sua estadia nos EUA, Gilberte (Sabine Azéma) se casou com o norte-americano Eric (Lambert Wilson). A relação foi um fracasso, não durou muito. Além disso, o compromisso não poderia ser reconhecido na França, para onde Gilberte iria voltar. Em seu país natal, casa-se com Valandray (Pierre Arditi), um milionário que acredita ser o primeiro marido de Gilberte. A única pessoa que sabe do segredo é a irmã dela, Arlette (Isabelle Nanty), que é solteira.




Fundo do Mar - 3D

(Deep Sea - 3D)
Produção: Canadá, EUA - 2006
Gênero: Documentário
Duração: 41 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Warner Bros.
Direção: Howard Hall
Elenco: (voz) Johnny Depp e Kate Winslet
Estréia: São Paulo

Sinopse: Johnny Depp e Kate Winslet são os narradores deste documentário feito para ser exibido no sistema IMAX (de tela gigante). Realizado em terceira dimensão, as câmeras mergulham nas profundezas do oceano e captam imagens surpreendentes das criaturas mais bizarras.




Inútil
(Wuyong/Useless)
Produção: China, Hong Kong - 2007
Gênero: Documentário
Duração: 80 min.
Classificação: 10anos
Distribuidora: Filmes da Mostra
Direção: Jia Zhang-Ke
Estréia: São Paulo

Sinopse: Três retratos sobre vestuário baseados em pessoas que fazem as roupas e pessoas que as vestem. Um dia quente e úmido em Cantão (Guangzhou). Imersas no barulho tonitruante das máquinas de costura, mulheres trabalham em silêncio numa confecção, sob lâmpadas fluorescentes. As peças ali produzidas serão vendidas para clientes desconhecidos. Do mesmo modo, o futuro de cada trabalhadora na linha de produção é obscuro. Um dia de inverno em Paris. A estilista chinesa Ma Ke prepara num evento espetacular o lançamento de sua nova marca Wu Yong (Inútil). Criadora anti-fashion, ela abomina a linha de montagem. O diferencial em sua linha de roupas é o procedimento de enterrá-las para permitir que a natureza e o tempo dêem o toque final em seu trabalho. Um dia poeirento na região das minas de Fenyang. A pequena loja de um alfaiate atende sua habitual clientela de mineiros, que precisam de reparos em suas roupas e aproveitam para ter animadas conversas. O filme ganhou o Prêmio Horizontes de melhor documentário no festival de Veneza 2007.




O Corajoso Ratinho Despereaux
(The Tale of Despereaux)
Produção: Reino Unido, EUA - 2008
Gênero: Animação, Aventura
Duração: 100 min.
Classificação: livre
Distribuidora: Universal
Direção: Sam Fell e Gary Ross
Elenco: (voz) Emma Watson, Matthew Broderick, Dustin Hoffman, Tracey Ulman, Kevin Kline, William H. Macy, Stanley Tucci, Christopher Lloyd, Sigourney Weaver

Sinopse: Era uma vez um reino repleto de magia e felicidade – além de litros e mais litros de uma sopa de dar água na boca. Um triste acidente, porém, muda tudo e faz o rei mergulhar em melancolia, a princesa se encher de saudade e o povo da cidade ficar sem sua deliciosa sopa. A luz do sol desaparece e não há mais esperanças... até o nascimento de Despereaux Tilling, um ratinho com sede de aventura. Certo dia, ao visitar a biblioteca do castelo real, onde se diverte com histórias de cavaleiros, dragões e bondosas damas, o bravo camundongo torna-se amigo da princesa, que deseja escapar do pesar que teve início com a morte de sua mãe. No entanto, as peripécias de Despereaux são descobertas por outros camundongos – que o julgam ousado demais por falar com humanos –, e ele é levado para o mórbido Mundo das Ratazanas, lugar onde não há luz. Lá, Despereaux é salvo pelo renegado rato Roscuro, visitante de outras terras, banido pelos humanos, mas que ainda sonha com honradez e heroísmo. Quando, por puro medo, a princesa despreza a amizade de Roscuro, ele torna-se um verdadeiro rato malvado, arquitetando um plano de vingança com a invejosa criada Mig. Porém, depois que a princesa é raptada, Despereaux descobre que até mesmo um pequeno camundongo pode ter a coragem de um cavaleiro.




O Curioso Caso de Benjamin Button
(The Curious Case of Benjamin Button)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Drama, Fantasia
Duração: 159 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: Warner
Direção: David Fincher
Elenco: Brad Pitt, Cate Blanchett, Tilda Swinton

Sinopse: Drama baseado no clássico romance homônimo escrito por F. Scott Fitzgerald nos anos de 1920, que conta a história de Benjamin Button (Brad Pitt), um homem que misteriosamente começa a rejuvenescer e passa a sofrer as bizarras consequências do fenômeno. Button, estranhamente, chega aos seus 80 e poucos anos - na New Orleans de 1918, quando a Primeira Guerra está chegando ao fim - e a partir disso começa a ficar mais jovem. Ainda que a cronologia do tempo segue normalmente e ele invada os anos do século 21. Extras: Disputada desde 1994 por estrelas da direção (Spike Jonze, Ron Howard, Gary Ross) e do roteiro (Eric Roth, Charlie Kaufman), a adaptação do conto de F. Scott Fitzgerald finalmente ganhou vida quando David Fincher topou preparar a obra simultaneamente a "Zodíaco". Para conseguir o orçamento milionário, o cineasta contou com a presença do amigo Brad Pitt, com quem trabalhou em "Seven" e "Clube da Luta", e topou rodar em New Orleans, aproveitado incentivos fiscais do governo. Benjamin Button é uma grande história de um homem incomum as pessoas e lugares que ele conhece ao longo do caminho, os amores que encontra, as alegrias da vida e a tristeza da morte, e o que dura além dos tempos.




Quarentena
(Quarantine)
Produção: EUA - 2008
Gênero: Horror
Duração: 89 min.
Classificação: 18 anos
Distribuidora: Sony
Direção: John Erick Dowdle
Elenco: Jennifer Carpenter, Columbus Short, Jay Hernandez

Sinopse: A repórter de televisão Angela Vidal (Jennifer Carpenter, de “O Exercismo de Emily Rose”) e seu cameraman (Steve Harris, de “Minority Report”) são convocados para fazer um plantão noturno com um grupo de bombeiros de Los Angeles. Um chamado de emergência os levam para um pequeno prédio na cidade. Ao chegarem lá, a polícia já está no local devido a gritos incessantes que ecoaram de um apartamento. Logo, todos descobrem que uma mulher que vive em um dos imóveis está infectada por algo desconhecido. Quando alguns dos residentes são atacados, o grupo tenta fugir do lugar e descobre que estão trancados em quarentena por um homens do governo. Telefones, internet, televisão e celulares tiveram suas conexões cortadas e o restante do mundo ficou sem informações oficiais sobre os que ficaram lá trancafiados. Quando a quarentena finalmente é desfeita, a única evidência do ocorrido são as imagens gravadas pela equipe. O longa é a refilmagem do terror de sucesso [Rec], do espanhol Jaume Balagueró.




Titãs - A Vida Até Parece uma Festa
(Titãs - A Vida Até Parece uma Festa)
Produção: Brasil - 2008
Gênero: Documentário
Duração: 100 min.
Classificação: 12 anos
Distribuidora: MovieMobz
Direção: Branco Mello e Oscar Rodrigues Alves
Elenco: Arnaldo Antunes, Tony Bellotto, Branco Mello, Nando Reis, Charles Gavin, Sérgio Brito, Marcelo Fromer, Paulo Miklos

Sinopse: Os músicos do Titãs contam a história da banda, umas das principais do país, utilizando linguagem não-cronológica e musical. Branco Mello comprou sua primeira câmera (VHS) e saiu gravando tudo o que acontecia naquele momento de explosão musical que foram os anos 80. O resultado disso são cenas inéditas de viagens, camarins, discussões, ensaios, shows, programas de TV, videoclipes, gravações, etc. O filme conta ainda com a participação de artistas e amigos que conviveram com os músicos ao longo dessa trajetória.