sábado, 11 de abril de 2009

Ícone do pornô nos anos 70 e diretor teatral morre nos EUA


Jack Wrangler, estrela de filmes pornográficos nos anos 70, morreu na terça-feira (07/04) de uma doença pulmonar. Wrangler foi um dos pioneiros na indústria pornô gay nos Estados Unidos e ajudou a romper padrões.

"Jack foi um dos primeiros a conseguir que se voltasse a atenção para a comunidade homossexual", afirmou Lewis Tice, diretor de Publicidade e Marketing da ,i>TLA Releasing, empresa que distribuía os filmes do ator.

Wrangler surgiu logo após do início da liberação sexual dos anos 60, resultado do movimento feminista, hippie, disputa por direitos civis. Depois de estrelar mais de 80 filmes (gays e héteros), o ator largou a indústria, casou-se com Margaret Whiting e começou a se dedicar ao teatro, no qual dirigiu algumas peças.

Sua trajetória foi esmiuçada no documentário Wrangler: Anatomia de um Ícone , de Jeffrey Schwarz, exibido em novembro em São Paulo no Festival Mix Brasil de Diversidade Sexual. Schwarz fez um mergulho na personalidade de Wrangler e no contexto em que ele surgiu.

(fonte: cineclik)