domingo, 31 de maio de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (29/05/09)

Adagio Sostenuto
(Adagio Sostenuto)
Produção: Brasil, 2008
Gênero: Drama
Duração: 104 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Pipa Produções
Direção: Pompeu Aguiar
Elenco: Dedina Bernardelli, Alexandre Borges, Priscilla Rozenbaum
Estréia: estreou no Rio de Janeiro em 15/5/2009

Prêmios: Prêmio de Melhor Roteiro no Los Angeles Brazilian Film Festival 2008, Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Sergipe 2008 Seleção Oficial - XXIII Festival del Cinema Latino Americano de Trieste 2008
Idioma: Português

Sinopse:
Apresentado como um filme operístico, a estrutura de "Adagio Sostenuto" se desenvolve em três atos durante um período de 7 meses e 3 semanas. Fala do processo de queda, redenção e renascimento na vida de uma mulher, através da percepção, compreensão e aceitação da transcendência e eternidade do amor. O filme tem como ponto de partida sete meses na vida da cineasta Anna Maria Morelli, casada há 15 anos com o historiador e roteirista José Morelli. Neste período, ambos estão envolvidos com seu novo filme, que também se chama "Adagio Sostenuto", termo que em linguagem musical significa "movimento lento e sustentado". Eles decidem sobre o último plano do filme, quando os protagonistas, um casal de velhos professores de história aposentados, estão prestes a executar um pacto de morte.




Cinderelas, Lobos E Um Príncipe Encantado
(Cinderelas, lobos e um príncipe encantado)
Produção: Brasil, 2008
Gênero: Documentário
Duração: 108 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Pipa Produções
Direção: Joel Zito Araújo
Estréia: Porto Alegre (estreou em Belo Horizonte e Brasília em 22/5/2009)
Idioma: Português, Italiano, Alemão

Sinopse: Cerca de 900 mil pessoas por ano são traficadas pelas fronteiras internacionais exclusivamente para fins de exploração sexual. Entretanto, apesar de todos os perigos, jovens mulheres brasileiras, ao entrar no mundo do turismo sexual, acreditam que vão mudar de vida e sonham com o seu príncipe encantado. Uma minoria consegue encontrar um grande amor e casar. O filme vai do Nordeste brasileiro a Berlim buscando entender os imaginários sexuais, raciais e de poder das jovens cinderelas do sul e dos lobos do norte.




Donkey Xote
(Donkey Xote)
Produção: Espanha/Itália, 2007
Gênero: Animação
Duração: 84 min.
Classificação: livre
Distribuidora: Imagem
Direção: Jose Pozo
Elenco: (vozes) Andreu Buenafuente, David Fernández, Sonia Ferrer, José Luis Gil, Jordi González, Sancho Gracia, Luis Posada
Idioma: Inglês

Sinopse:
Nesta adaptação da clássica obra de Miguel de Cervantes, é o burro Rucio quem conta a "verdadeira" história de Don Quixote. Segundo ele, Quixote não foi um louco, mas muito ao contrário: era um homem inteligente, apaixonado e entusiasta. No grupo de Quixote estão seu fiel escudeiro Sancho, na verdade seu melhor amigo e o mais rico de todos; o burro Rucio, que quer ser um cavalo; e o verdadeiro cavalo Rocinante, que detesta sair do estábulo. Todos juntos iniciam uma viagem para um grende duelo contra "O Cavaleiro da Lua". Se Quixote vencer, o Cavaleiro irá revelar a verdaeira identidade de Dulcinéia.




Estação Espacial 3D
(Space Station 3D)
Produção: EUA, 2002
Gênero: Documentário
Duração: 47 min.
Classificação: livre
Distribuidora: IMAX
Direção: Toni Myers
Elenco: (narrado) Tom Cruise
Prêmios: recebeu 1 prêmio Giant Screen Theater Association (2002)
Idioma: Inglês

Sinopse: História do maior feito tecnológico e científico desde o pouso do homem na Lua – a construção da Estação Espacial Internacional (ISS), uma missão de cooperação global entre 16 nações. Transportados pela magia da tecnologia IMAX, o espectador viaja com os astronautas e cosmonautas do Centro Espacial Kennedy, na Flórida, e do Cosmodrome Baikonur na Rússia, para encontrar sua nova casa a 354 quilômetros acima da Terra. Narrado por Tom Cruise.




Garapa

(Garapa)
Produção: Brasil, 2009
Gênero: Documentário
Duração: 110 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Downtown
Direção: José Padilha
Idioma: Português

Sinopse: O diretor de "Tropa de Elite", José Padilha, volta à origens do documentário (é dele "Ônibus 174") e retrata aqui a questão da fome no Brasil, partindo do ponto de vista das suas vítimas.
Documentário sobre a questão da fome no Brasil, sob o olhar de três famílias cearenses que convivem com este problema.




Heróis
(Push)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Ficção Científica
Duração: 112 min.
Classificação: 14 anos
Distribuidora: Paris
Direção: Paul McGuigan
Elenco: Colin Ford, Joel Gretsch, Djimon Hounsou, Dakota Fanning, Robert Tsonos, Brandon Rhea, Camilla Belle, Neil Jackson, Chris Evans, Kai Cheung Leung, Sun Nan Hung, Corey Stoll, Scott Michael Campbell, Wai Man Tam, Hal Yamanouchi
Idioma: Inglês, Cantonês

Sinopse: Uma mistura de ação, suspense e ficção científica, o filme conta a saga de jovens americanos com poderes de telepatia e clarividência que têm de se esconder de uma agência clandestina do governo dos EUA. Eles precisam se unir e usar suas diferentes habilidades para escapar da agência de uma vez por todas.





Jonas Brothers 3D – O Show
(Jonas Brothers 3D)
Produção: EUA, 2009
Gênero: Documentário
Duração: 76 min.
Classificação: livre
Distribuidora: Disney
Direção: Bruce Hendricks
Idioma: Inglês

Sinopse: Tal qual experimentado em "Hannah Montana & Miley Cyrus", os meninos dos Jonas Brothers também registraram seu concerto para ser exibido em tela grande, nos cinemas. Mas fizeram como a banda U2, produzindo o espetáculo em 3D. O filme capta os melhores momentos da turnê "Burning Up", de 2008, bem como cenas dos bastidores e imagens de arquivo que apresenta a intimidade familiar dos irmãos Jonas.




Killshot – Tiro Certo
(Killshot)
Produção: EUA, 2008
Gênero: Ação
Duração: 100 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: PlayArte
Direção: John Madden
Elenco: Diane Lane, Mickey Rourke, Thomas Jane, Rosario Dawson, Joseph Gordon-Levitt, Lois Smith, Don McManus, James Anthony, Craig Blair, Christine Brubaker, Alexis Butler, Daniel Byington, Lynne Deragon, Aidan Devine, Tim Eddis
Idioma: Inglês

Sinopse: Carmen Colson (Diane Lane) e seu marido Wayne (Thomas Jane) são testemunhas de um crime e, para não correrem perigo, entram no programa de proteção do governo. O casal passa a viver sob nova identidade, achando que poderá finalmente seguir com a vida. Mas de repente eles passam a ser perseguidos por um matador profissional (Mickey Rourke) e um jovem assassino psicótico (Joe Gordon Levitt). Baseado no romance de Elmore Leonard.




Os Falsários
(Die Fälscher/The Counterfeiters)
Produção: Áustria/Alemanha, 2007
Gênero: Drama
Duração: 98 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Europa
Direção: Stefan Ruzowitzky
Elenco: Karl Markovics, August Diehl, Devid Striesow, Martin Brambach, August Zirner, Veit Stübner, Sebastian Urzendowsky, Andreas Schmidt, Tilo Prückner, Lenn Kudrjawizki, Norman Stoffregen, Bernd Raucamp, Gode Benedix, Oliver Kanter, Dirk Prinz
Prêmios: recebeu 2 prêmios - Oscar (2008) e German Film Awards (2007)
Idioma: Alemão, Russo, Inglês, Hebraico

Sinopse: História real da maior operação de falsificação de todos os tempos, promovida pelos nazistas em 1936. Em Berlim, o judeu Salomon "Sally" Sorowitsch (Karl Markovics) é conhecido como o rei da falsificação. Mas sua fase de sorte naufraga quando é preso por Friedrich Herzog (Devid Striesow), superintendente da SS. Levado para o campo de concentração Mauthausen, Salomon mostra sua habilidades e é transferido para Sachsenhausen. Lá encontra Herzog, que o coloca numa missão secreta. Salomon e um grupo de profissionais são forçados a produzir centenas de milhares de notas de dinheiro falso. Chamada de Operação Bernhard, o dinheiro seria para financiar a guerra e supostamente melhorar a economia alemã.




Patativa do Assaré – Ave Poesia
(Patativa do Assaré – Ave poesia)
Produção: Brasil, 2007
Gênero: Documentário
Duração: 87 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora:
Cariri Filmes/Iluminura Filmes
Direção: Rosemberg Cariri
Estréia: estreou em Fortaleza e Recife em 6/3/2009

Sinopse: Assim como Pan-Cinema Permanente fez com Waly Salomão, este documentário nacional apresenta a vida e obra do poeta Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos de existência. O filme, além de apresentar a grande obra do poeta, tem foco na importância de Patativa na política brasileira e na cultura do nosso país.




Próxima semana
"O Exterminador do Futuro: A Salvação", "Battle for Terra", "Caramelo", "De Repente, Califórnia", "Duplicidade", "Um Homem de Moral", "A Mulher Invisível", "A Onda", "A Partida".
Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

fonte: filme B, omelete, epipoca, imdb, youtube
poster: movieposters


Bons Filmes...
Natanael Salvan Júnior
http://twitter.com/asetimarte