sábado, 23 de maio de 2009

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (21/05/09)


3 Macacos

(Üç Maymun/Three Monkeys)
Produção: Turquia,França,Itália - 2008

Gênero: Drama
Duração: 109 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora: Playarte
Direção:
Nuri Bilge Ceylan
Elenco: Hatice Aslan, Yavuz Bingöl, Ercan Kesal, Rifat Sungar, Cafer Köse, Gürkan Aydin
Prêmios: Festival de Cannes 2008 (Melhor Diretor)

Sinopse
:
Contra todas as possibilidades, uma família tenta esconder as mentiras que os envolvem para se manter reunida. Mas para isso é preciso fingir que ninguém vê ou ouve qualquer coisa, bem como evitar de qualquer modo tocar em assuntos incômodos. Após ter lançado o drama Climas no final do ano passado, o diretor turco Nuri Bilge Ceylan aparece representado por outro trabalho seu em nossos cinemas. 3 Macacos apresenta a história de uma família que tenta permanecer unida mesmo quando acaba por se envolver em intrigas, ignorando as pequenas mentiras que os cercam. O filme foi indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2008, e Ceylan venceu o prêmio de direção no mesmo festival.





Budapeste

(Budapeste)
Produção: Brasil, Portugal, Hungria, 2008
Gênero: Drama
Duração: 113 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Imagem
Direção: Walter Carvalho
Elenco: Leonardo Medeiros, Gabriella Hármoni, Giovanna Antonelli, Ivo Canelas, Nicolau Breyner
Idioma: português e hungaro

Sinopse: José Costa (Leonardo Medeiros) é um ghost-writer, escritor especialista em escrever livros para terceiros sob a condição de permanecer anônimo. Na volta de um congresso, Costa é obrigado a fazer uma escala imprevista na cidade de Budapeste, o que desencadeará uma série de eventos envolvendo-o em uma surpreendente história. Casado com Vanda (Giovanna Antonelli), uma famosa apresentadora de telejornais, Costa conhece Kriska (Gabriella Hámori) em Budapeste. Com ela aprende húngaro, que segundo dizem, "é a única língua que o diabo respeita". Durante as diversas idas e vindas entre o Rio de Janeiro e Budapeste, Costa se alterna entre o seu enfeitiçamento pela língua húngara transformada em paixão por Kriska e suas raízes pessoais ancoradas no seu amor por Vanda. Baseado no famoso livro de Chico Buarque, Budapeste nos leva a uma fascinante viagem de um homem separado entre dois continentes e divido por duas mulheres.




Ôrí
(Ôrí)
Produção: Brasil, 1989
Gênero: Documentário
Duração: 91 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Distribuição própria
Direção: Raquel Gerber
Elenco: (voz) Maria Beatriz Nascimento
Estréia: relançamento (São Paulo)
Idioma: português

Sinopse: Lançado nos cinemas brasileiros originalmente em 1989, o documentário nacional Ôrí é agora relançado em São Paulo. O filme discute a cultura negra do país durante as décadas de 70 e 80, após mais de 10 anos de pesquisas feitas pelas realizadoras Raquel Gerber e Maria Beatriz Nascimento, que narra o documentário.

obs: vídeo não disponível

Patativa do Assaré – Ave Poesia
(Patativa do Assaré – Ave poesia)
Produção: Brasil, 2007
Gênero: Documentário
Duração: 87 min.
Classificação: 16 anos
Distribuidora:
Cariri Filmes/Iluminura Filmes
Direção: Rosemberg Cariri
Estréia: Fortaleza e Recife
Sinopse:
Assim como Pan-Cinema Permanente fez com Waly Salomão, este documentário nacional apresenta a vida e obra do poeta Patativa do Assaré, que em 2009 completaria 100 anos de existência. O filme, além de apresentar a grande obra do poeta, tem foco na importância de Patativa na política brasileira e na cultura do nosso país.





Uma Noite No Museu 2
(Night at The Museum 2: Escape from The Smithsonian)
Produção: EUA, Canadá 2009
Gênero: Comédia
Duração: 105 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: Fox
Direção: Shawn Levy
Elenco: Ben Stiller, Amy Adams, Owen Wilson, Hank Azaria, Robin Williams, Christopher Guest, Alain Chabat, Steve Coogan, Ricky Gervais, Bill Hader, Jon Bernthal, Patrick Gallagher, Jake Cherry, Rami Malek, Mizuo Peck
Idioma: inglês

Sinopse: Assim como no primeiro filme, Ben Stiller volta nessa sequência no papel do vigia de museu Larry Daley. Mas dessa vez a ação se dá no museu Smithsonian de Washington, na capital dos EUA, onde ganham vida personalidades da história americana - entre eles presidentes, Amelia Earhart (Amy Adams), uma das pioneiras da aviação; além de um improvável faraó, Kah Mun Rah (Hank Azaria).




Versificando
(Versificando)
Produção: Brasil, 2009
Gênero: Documentário
Duração: 52 min.
Classificação: a definir
Distribuidora: 13 Produções
Direção: Pedro Caldas
Estréia: em São Paulo
Idioma: português

Sinopse: O documentário média-metragem Versificando chega agora em São Paulo. O filme procura resgatar a cultura do improviso na música brasileira, buscando desde as origens do gênero, com o repente e a embolada, por exemplo, até o atual hip-hop freestyle.





Vocês, Os Vivos
(Du levande)
Produção: Suécia,Alemanha,França,Dinamarca,Noruega, 2007
Gênero: Drama
Duração: 94 min.
Classificação: 18 anos
Distribuidora: Filmes da Mostra
Direção: Roy Andersson
Elenco: Håkan Angser, Eric Bäckman, Patrik Anders Edgren, Björn Englund, Lennart Eriksson, Pär Fredriksson, Elisabeth Helander, Gunnar Ivarsson, Leif Larsson, Jessika Lundberg, Jessica Nilsson, Jörgen Nohall, Waldemar Nowak, Olle Olson, Kemal Sener
Prêmios: recebeu 6 prêmios -
Chicago International Film Festival (2007), Fantasporto (2008), Flanders International Film Festival (2007), Guldbagge Awards (2008)
Idioma: Sueco

Sinopse:
Composto por 57 vinhetas filmadas com a câmera estática, Vocês, os Vivos é um filme sobre o ser humano, sobre suas conquistas e misérias, sua alegria e seu sofrimento, sua autoconfiança e ansiedade. Personagens que trazem em comum um aspecto solitário, mesmo quando estão cercados por outras pessoas. Um ser humano de quem se quer rir e também chorar por ele, ou ela. É simplesmente uma trágica comédia ou uma cômica tragédia sobre nós mesmos. A narrativa se passa em Estocolmo e serve universalmente para qualquer lugar ou época.



Próxima semana
"Donkey Xote", "Estação Espacial 3D", "Os Falsários", "Garapa", "Heróis", "Jonas Brothers 3D – O show", "Killshot – Tiro certo". Sujeito a alterações por parte das distribuidoras.

fonte: filme B, omelete, cineplayers, interfilmes, epipoca, imdb, youtube
poster: movieposters


Bons Filmes...
Natanael Salvan Júnior
http://twitter.com/asetimarte