domingo, 30 de agosto de 2009

Morre atriz alemã Mady Rahl, estrela dos estúdios Babelsberg


A atriz alemã Mady Rahl, estrela dos míticos estúdios Babelsberg nos anos 30 e, mais recentemente, rosto habitual em séries de televisão, morreu aos 94 anos em uma clínica de Munique.

A atriz, companheira de elenco em vários filmes de Johannes Heesters, morreu por causa de um câncer na tarde do sábado, informou hoje a imprensa alemã.

Nascida em Berlim em 3 de janeiro de 1915, Edith Gertrud Meta Raschke, o nome verdadeiro de Rahl, particpou em sua carreira de mais de 60 filmes.

A carreira de Rahl ficou identificada com as produções do selo UFA, como ficou conhecido nos anos 30 os estúdios Babelsberg, os mais modernos da época na Europa, que, de sua primeira fase independente, passaram para as mãos do aparelho de propaganda nazista de Joseph Goebbels.

Os filmes mais famosos de Rahl são dos anos 50, como "Geliebte Bestie" (Querida Animal, em tradução livre) e "Die Dame in Schwarzt" (A Dama de Preto, em tradução livre).

Nas últimas décadas, a atriz passou para a televisão, com papéis nas séries mais populares da pequena tela alemã: "Tatort" e "Polizeiruf 110", ambas de detetives.

fonte: EFE / uol cinema