sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

"Mutum" e "Cidade dos Homens" no Festival de Berlim

Após ter sido divulgado que o filme “Tropa de Elite”, do diretor José Padilha (“Ônibus 174”), participará da mostra oficial do Festival Internacional de Cinema de Berlim, agora é a vez das produções brasileiras "Mutum", de Sandra Kogut, e "Cidade dos Homens", de Paulo Morelli, serem selecionadas para outras mostras competitivas do evento.

“Mutum” será exibido durante a mostra Generation Kplus, que tem uma peculiaridade na formação do júri: ele é composto apenas por crianças. Já "Cidade dos Homens" irá competir pelo prêmio Urso de Cristal da mostra chamada Generation 14plus, formada por um júri de adolescentes.

O filme de Kogut é baseado nos contos do escritor Guimarães Rosa, e fala sobre a história de um menino de 10 anos e seu irmão que se vêem forçados a enfrentar o conflituoso mundo dos adultos. Já “Cidade dos Homens” é uma adaptação cinematográfica do seriado de televisão homônimo que mostra as aventuras dos amigos Laranjinha (Darlan Cunha) e Acerola (Douglas Silva) nos morros do Rio de Janeiro.

A seleção dos filmes acontece somente até janeiro e o festival acontecerá durante os dias 7 a 17 de fevereiro de 2008.