sexta-feira, 21 de março de 2008

Fernando Meirelles e Walter Salles na mira de Cannes


Sem equivalente nas Américas, o Festival de Cannes continua sendo o evento multicultural mais importante do calendário cinematográfico. Programada para se realizar entre 14 e 25 de maio, a 61ª edição ainda está sendo delineada por uma comissão de seleção internacional que responde diretamente ao delegado-geral Thierry Fremaux. No corpo de correspondentes internacionais, figura a carioca Ilda Santiago, uma das sócias do grupo Filmes do Estação e também organizadora da Mostra Rio.

O anúncio da seleção oficial está previsto para o mês que vem, mas a temporada de apostas e palpites começou. A revista Hollywood Repórter publicou uma longa reportagem em que arrisca algumas possibilidades. Entre os nomes citados, estão os dos diretores brasileiros Fernando Meirelles, que corre para finalizar "Blindness" (foto) no Canadá a tempo de submetê-lo à comissão, e Walter Salles, co-diretor com Daniela Thomas do polêmico "Linha de Passe".

Segundo a revista, este ano deve haver uma mudança de orientação na seleção dos filmes. Enquanto nas edições anteriores o tom era dado por títulos marcados pela identidade nacional, hoje a tendência é tentar agrupar o maior número de produções "internacionais" - sem identidade nacional bem definida.

O título cita também entre os grandes eventos a escolha dos filmes de abertura e encerramento. A versão para o cinema de "Sex and The City", com Sarah Jéssica Parker, deve ser mesmo o filme de abertura, enquanto "Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal" deve ficar com a vaga do encerramento. No capitulo grandes festas, parece que a animação "Kung Fu Panda" está correndo sozinha, com a programação de um lançamento que deve parar a Croisette.

fonte: uol cinema