terça-feira, 3 de junho de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (30/05)

A Quase Verdade (2006)
Comédia dramática, terceiro longa de Sam Karman, que ingressou no teatro e no cinema após formar-se em medicina. Na história, Anne (Karin Viard, de "O Corte" e "Inferno"), ex-mulher de Thomas (Sam Karmann), aprecia o charme de Vincent (André Dussollier). Thomas tem um fraco por Caroline (Julie Delarme, de "O Silêncio do Mar" e "O Polvo"), a mulher de Marc (François Cluzet, de "Quatro Estrelas"), que horrivelmente inveja a vida do solteirão Lucas (Antonio Interlandi). Rose-Marie (Brigitte Catillon, de "O Gosto dos Outros"), por sua vez, sente a chegada do desejo, mas tem medo de abrir a porta. O que é verdade e mentira nas relações dessas pessoas amigas que não estão mais sabendo lidar com seus desejos? Algumas curiosidades: Sam Karman, diretor do filme, possui uma lista de trabalhos. Dirigindo, além desse projeto, teve "Omnibus", lançado em 1992. Em ambos os filmes, ele também foi responsável pelo roteiro. Em "A Quase Verdade", ele também atua. Antes, ele havia estado no elenco de três outros longas: "Herói por Acaso" (2002), "O Gosto dos Outros" (2000) e "Le Grand Carnaval" (1983).


As Crônicas de Nárnia: Príncipe Caspian (2008)
Após o sucesso de bilheteria que foi "As Crônicas de Nárnia: O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", a Disney preparou uma continuação deste filme, baseado numa série de livros escrita pelo irlandês C.S. Lewis. Peter, Edmund, Susan e Lucy (Pedro, Edmundo, Susana e Lúcia) estão de volta em uma nova aventura no mundo mágico. Um ano depois dos acontecimentos de o primeiro filme, os reis e rainhas de Nárnia se vêem de volta ao longínquo e maravilhoso reino e descobrem que mais de 1.300 anos narnianos se passaram. Durante sua ausência, a Era de Ouro de Nárnia foi extinta, Nárnia foi conquistada pelos Telmarines e agora está sob o domínio do maligno rei Miraz, que governa impiedoso a terra. As quatro crianças logo encontram um novo e intrigante personagem: o herdeiro legítimo do trono de Nárnia, o jovem Príncipe Caspian, que foi forçado a ficar escondido enquanto seu tio Miraz planeja matá-lo para dar o trono a seu filho recém-nascido. Com a ajuda de um gentil duende, de um corajoso rato falante chamado Reepicheep, de um texugo chamado Trufflehunter e do Duende Negro, Nikabrik, os narnianos, liderados pelos poderosos cavaleiros Peter e Caspian, embarcam em uma fantástica jornada para encontrar Aslan, retirar Nárnia do domínio tirânico de Miraz e restaurar a magia e a glória da terra.


Corpo (2007)
Artur é um médico legista obcecado por corpos humanos, mortos ou vivos. Mesmo trabalhando em um necrotério público, num contexto de corrupção e decadência, vai além dos diagnósticos burocráticos e faz uma profunda leitura dos corpos. A rotina de seu trabalho é quebrada pela chegada de ossos encontrados em uma vala comum. Junto à ossada, está o corpo de uma mulher jovem, que provoca um embate no departamento: a sua supervisora, Dra. Lara, defende que o corpo é recente, sem nenhuma relação com os ossos, tidos como de vítimas do regime militar. Já Artur, pela análise do corpo, insiste que ele tem mais de 30 anos, pertence ao grupo dos ossos e que, por alguma estranha razão, se manteve preservado. O veredito de Lara, no entanto, prevalece. E ela impõe um prazo: se o corpo não for identificado em 24 horas, será enterrado como indigente. Artur decide, então, investigar por conta própria a identidade daquele corpo. Em arquivos policiais, encontra a ficha de uma guerrilheira extremamente semelhante a ele: Teresa Prado Noth. Através do nome descoberto, Artur chega em Fernanda, filha de Teresa, que é idêntica ao corpo. No entanto, para a surpresa do legista, Fernanda diz que sua mãe está viva e propõe a ele conhecê-la. Artur aceita o convite.


O
Dragão da Maldade Contra o Santo Guerreiro (1969)
Sequência de ''Deus e o Diabo na Terra do Sol''. Matador de cangaceiros contratado para exterminar bando descobre nos criminosos um idealista e revê seus conceitos. O clássico do Cinema Novo (Glauber Rocha) está sendo relançado em versão restaurada.


Quando Estou Amando (2006)
Alain Moreau é um cantor de bailes, com uma carreira estabelecida nas pequenas casas de show do interior da França. Galanteador, solitário e já um tanto envelhecido, ele tem sua vida profundamente alterada quando conhece Marion, uma jovem corretora de imóveis recém-divorciada. A relação entre os dois vai afetar a vida de todos aqueles que vivem em torno deles. Participou da competição do Festival de Cannes de 2006. Gérard Depardieu, que interpreta o cantor, também gravou todas as canções que canta ao longo do filme.


Um Amor Para Toda a Vida
(2007)
Quando jovem, a encantadora Ethel Ann cativa o coração de três amigos, que se apaixonam por ela. A garota, entretanto, só tem olhos para um deles, Teddy, que é chamado ao lado dos outros dois companheiros para lutar na Segunda Guerra Mundial. Como prova de amor, ele leva consigo uma aliança e pede para Chuck, um dos fiéis parceiros, que cuide dela caso o pior aconteça nas batalhas. Chuck se vê obrigado a cumprir a promessa quando o avião que Teddy pilotava cai. Ele se casa com Ethel e eles têm uma filha, com quem a mãe desenvolve uma complicada relação. A vida do casal, entretanto, não é completa e a mulher continua assombrada pelo passado. Anos depois, quando Chuck morre, Jack, o terceiro amigo do grupo, reaparece. Ele realmente amou Ethel em segredo durante todo o tempo, sem jamais se declarar. Cada vez mais obrigada a encarar o passado, do qual nem a filha sabe direito, Ethel ainda terá surpresas pela frente quando um pesquisador aparece. Ele fazia escavações perto de onde o avião de Chuck caiu na Irlanda e encontra a aliança. O objeto mexe com ele, que fará tudo para descobrir sua história e as pessoas que se envolveram nela. O avião B-17 usado nas filmagens de "Um Amor Para Toda a Vida" pertence a um museu norte-americano. O diretor do filme, o veterano Richard Attenborough, é o mesmo de "Chaplin" (1992).