sexta-feira, 25 de julho de 2008

Estréias da Semana no Cinema Brasileiro (25/07)




Ao Entardecer
(Evening)
(EUA/Alemanha - 2007 - 117 min - Drama/Romance - Lajos Koltai)

Drama que explora o passado romântico e o presente emocional de Ann Grant ao lado das filhas Constance e Nina. Ann está à beira da morte e, por meio de suas lembranças, transporta as filhas para décadas atrás. Ainda uma jovem garota, nos anos de 1950, Ann conheceu Harris, um homem por quem ela se apaixonou e jamais esqueceu.



Arquivo X: Eu Quero Acreditar
(The X-Files 2 / The X-Files: I Want to Believe)
(EUA - 2008 - 105 min - Sci-Fi /Thriller - Chris Carter)

Quando um grupo de mulheres é abduzido nas colinas rurais da Virgínia, as únicas pistas são grotescos restos humanos que começam a aparecer nas encostas nevadas ao longo de uma rodovia. Com policiais desesperados por qualquer dica, um padre em desgraça, motivado por visões, coloca a cidade numa caçada que culmina na descoberta de um bizarro experimento secreto que pode ou não estar ligado aos desaparecimentos. Seria um caso típico para os Arquivos X. Mas o FBI fechou o departamento que investigava tais casos paranormais anos atrás. Os melhores profissionais para o trabalho são os ex-agentes Fox Mulder e Dra. Dana Scully, que não têm qualquer desejo de revisitar seus passados. Ainda assim, a verdade sobre esses horríveis crimes está lá fora em algum lugar... e caberá a Mulder e Scully encontrá-la! Extras: O diretor Chris Carter falou que a intenção do longa sempre foi oferecer algo na linha dos episódios de "monstro da semana" do programa, já que "meio que encerramos a mitologia na TV. Então, achamos que essa seria a melhor forma de reentroduzir os personagens e Arquivo X aos fãs e ao novo público, gente que era muito jovem quando começamos há 15 anos". Carter diz que vai "dar aos fãs o que eles querem. Coisas que eles vão gostar de ver, mas que também será para quem nunca viu o programa". Ele garante ainda que problemas do passado não serão ignorados.



Ensinando a Viver
(Martian Child)
(EUA - 2007 - 106 min - Drama/Comédia - Menno Meyjes)

Em “Ensinando a Viver”, David Gordon (John Cusack) é um escritor de ficção científica que ficou viúvo recentemente e resolve adotar Dennis (BOBBY COLEMAN), um menino órfão que acredita ser um marciano em missão de exploração na Terra. Ignorando os sábios conselhos de sua irmã Liz (Joan Cusack) sobre os perigos da paternidade, e o receio da diretora do orfanato, Sophie (Sophie Okonedo), David decide ser o pai do estranho garoto que afirma ser um alienígena. Mesmo com o apoio da amiga Harlee (Amanda Peet), por quem David está cada vez mais interessado, o aspirante a pai se vê completamente perdido. Para começar, David corre o risco de perder o prazo de publicação de seu próximo livro, o que está deixando seu já nervoso agente Jeff (Oliver Platt) bastante preocupado. E ainda há o assistente social, Lefkowitz (Richard Schiff), e seu Conselho, que têm sérias dúvidas sobre a capacidade de David de ser pai. Em meio a tudo isso, Dennis apresenta um comportamento bastante esquisito, e continua a insistir que veio do planeta vermelho. Uma série de acontecimentos inexplicáveis acaba por deixar David em dúvida sobre se a alegação do menino realmente não passa de imaginação. Mas, seja qual for a verdadeira origem desse menino notável, David se apega cada vez mais a ele e descobre o poder transformador do amor paterno. Irmãos na telona e também na vida real John e Joan Cusack já se cruzaram diversas vezes nas películas, em produções diversas como “Uma Questão de Classe” (1983), “Gatinhas e Gatões” (1984), “A Volta Por Cima (1984), “Nos Bastidores da Notícia” (1987), “Digam O Que Quiserem” (1989), “Matador em Conflito” (1997) e “O Poder Vai Dançar” (1999).



Era Uma Vez...
(
Era Uma Vez...)
(Brasil - 2008 - 118 min - Drama - Breno Silveira)


Rio de Janeiro. Dé (Thiago Martins) mora na favela do Cantagalo, em Ipanema. Filho da empregada doméstica Bernadete (Cyria Coentro) e abandonado pelo pai, Dé viu seu irmão Beto ser assassinado por um traficante e seu outro irmão, Carlão (Rocco Pitanga), ser exilado da favela pelos bandidos. Decidido a não seguir o caminho do crime, Dé trabalha vendendo cachorro-quente num quiosque da praia. De lá ele observa Nina (Vitória Frate), filha única de uma família rica que mora na Vieira Souto, rua em frente à praia de Ipanema. Os dois se conhecem na praia e acabam se apaixonando. Porém as diferenças entre seus mundos de origem geram diversas críticas e preconceitos velados. EXTRAS: - Breno Silveira teve a idéia de "Era Uma Vez..." em 1987, quando trabalhou como câmera no documentário "Santa Marta - Duas Semanas no Morro"; A roteirista Patrícia Andrade freqüentou por um bom tempo o morro do Cantagalo, com o objetivo de conhecê-lo melhor e tornar a história do filme o mais realista possível; A produção começou 4 meses antes das filmagens. O próprio Breno Silveira foi ao morro do Cantagalo conhecer os líderes comunitários e alguns moradores, para explicar como seria o filme; Thiago Martins precisou fazer 4 testes durante um ano e meio, até convencer o diretor Breno Silveira de que deveria ser escalado para o personagem Dé; As filmagens ocorreram nos meses de maio e junho de 2007; Foi parcialmente financiado com recursos obtidos através da Lei Federal 8.685/93, assim como o Prêmio Adicional de Renda 2006 e o Edital de Finalização da Ancine 2007.



Space Chimps - Micos no Espaço
(
Space Chimps)
(EUA - 2008 - 81 min - Animação - Kirk De Micco)


Depois de "Valiant - Um Herói que Vale a Pena!" e "Deu a Louca na Cinderela", o estúdio de animação inglês Vanguard se prepara para lançar seu novo filme de animação. "Space Chimps" é uma aventura hilariante sobre três chimpanzés da NASA - Ham, Lucy e Titan - que são enviados aos limites da galáxia para descobrir vida alienígena. Lucy é a "certinha": ela é bem treinada, disciplinada e fascinada por astronautas humanos. Titan é o super-atleta cujos músculos são tão grandes quanto seu ego. Ham, o bisneto do primeiro chimpanzé a ir para o espaço, é o tipo "errado": o clássico pateta de bom coração que está mais interessado em ser artista de circo do que um herói astronauta. Forçados a trabalharem juntos, eles terão de juntar forças e aprender a conviver com suas diferenças para derrotar os vilões do espaço. "Space Chimps" tem em seu elenco nomes moderadamente famosos como Andy Samberg, Jeff Daniels (que recentemente esteve em "Tá Dando Onda"), Kenan Thompson, Stanley Tucci e Patrick Warbuton (o Kronk de "A Nova Onda do Imperador"). O filme é escrito e dirigido por Kirk DeMicco.